Uma investigação publicada pelo Android Headlines nesta semana colocou a OnePlus no centro de uma das maiores controvérsias da indústria mobile nos últimos anos. Segundo o site, a marca estaria passando por um processo silencioso de desmonte interno, que pode levar ao seu desaparecimento como empresa independente, mesmo que nada oficial tenha sido anunciado até o momento.
O relatório não se baseia apenas em rumores. De acordo com o Chris Yackulic, jornalista que fez a investigação, explicou que a apuração envolveu fontes atuais e antigas da empresa em três continentes, além de dados de empresas independentes de análise de mercado, como Omdia, Canalys, TechInsights e Counterpoint. O padrão é praticamente o mesmo que aconteceu antes de outras marcas famosas terem o mesmo fim, como Nokia, BlackBerry, HTC e LG.
OnePlus enfrenta queda nas vendas e perda de relevância
Um dos pilares da investigação são os números de mercado. Em 2024, os envios globais da OnePlus teriam caído mais de 20%, saindo de cerca de 17 milhões de unidades para algo entre 13 e 14 milhões. No mesmo período, o OPPO Group, que controla a marca a OnePlus, registrou um crescimento.
Na Índia, um dos países que por anos foi o principal mercado da OnePlus, o cenário é de uma grande perda de relevância nos últimos anos. Em meados de 2024, cerca de 4.500 lojas teriam deixado de vender aparelhos da marca, citando atrasos em garantias e margens de lucro pouco atrativas. O reflexo disso foi uma queda brusca no segmento premium, caindo de 21% para apenas 6% em um ano, segundo dados citados na investigação.
Na China, a situação também teria ficado aquém das metas públicas. A OnePlus teria encerrado 2024 com cerca de 1,6% de participação, o que é bem abaixo do objetivo anunciado pela própria empresa.
Outro ponto destacado pelo jornalista do Android Headlines é a redução silenciosa da presença global da OnePlus. A sede da empresa nos Estados Unidos, em Dallas, teria sido fechada em março de 2024 sem anúncio oficial. Hoje, segundo a apuração, existe apenas uma pequena equipe localziada na América do Norte.
O mesmo acontece na Europa com equipes sendo drasticamente reduzidas em países como Alemanha, França e Reino Unido. A parceria com a T-Mobile, fundamental para a presença da marca nos EUA, também foi encerrada, o que também acabou limitando ainda mais a distribuição de novos aparelhos. Em todos os mercados, parece que o número real de funcionários hoje está bem abaixo do que a empresa já tinha anunciado anos atrás.
A reportagem afirma ainda que produtos importantes teriam sido cancelados, incluindo um novo dobrável e um flagship compacto. Nenhum desses produtos saíram do papel e também não houve nenhum anúncio formal de que a empresa estaria cancelando qualquer lançamento, mas segundo as fontes, essa decisões foram feitas apenas internamente.
Com todos esses pontos, fica difícil acreditar que tudo é uma simples coincidência. Para o Android Headlines, esse conjunto de fatores indica que a OPPO estaria realmente considerando acabar com a marca OnePlus para reduzir custos, em vez de continuar investindo na marca como uma operação independente de longo prazo.
OnePlus nega e diz que está operando normalmente
Apesar da gravidade das alegações, não há nenhum anúncio oficial confirmando o fim da OnePlus. O próprio Android Headlines afirma que procurou a empresa, mas não recebeu resposta antes da publicação do material.
Após a repercussão, Robin Liu, CEO da OnePlus Índia, se manifestou publicamente pela rede social X (antigo Twitter), negando as informações:
"Gostaria de esclarecer algumas informações incorretas que têm circulado sobre a OnePlus Índia e suas operações. Estamos operando normalmente e continuaremos assim."
I wanted to address some misinformation that has been circulating about OnePlus India and its operations.
— Robin Liu (@RobinLiuOnePlus) January 21, 2026
We’re operating as usual and will continue to do so.
Never Settle. pic.twitter.com/eAGA7iy3Xs
De qualquer forma, perceba que a declaração dele não aborda nada sobre os pontos levantados que falam sobre os cortes globais, redução de equipes e cancelamento de produtos da OnePlus. Então, tereos de aguardar novidades sobre isso.

![TOP 10 celulares mais poderosos do mundo, segundo o AnTuTu [Atualizado] TOP 10 celulares mais poderosos do mundo, segundo o AnTuTu [Atualizado]](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/40466/142/top-10-celulares-mais-poderosos-do-mundo-segundo-o-antutu-atualizado.jpg)




