Os vazamentos sobre o Xiaomi 17 Ultra estão ficando cada vez mais interessantes, especialmente para quem ama fotografia. As informações mais recentes indicam que o próximo flagship focado em câmera da Xiaomi pode estrear um sensor telefoto de 200 MP da Samsung, algo inédito no mercado. Ao que se sabe, a Xiaomi está trocando sua antiga configuração de quatro câmeras por um conjunto triplo mais avançado.
Xiaomi 17 Ultra deve ter inédito sensor telefoto de 200 MP
O grande destaque é o novo ISOCELL HPE de 200 MP, desenvolvido pela Samsung Semiconductor. Ainda não houve anúncio oficial, mas tudo indica que esse será um sensor personalizado para a Xiaomi, assim como já aconteceu em projetos feitos em conjunto com outras fabricantes chinesas.
O grande diferencial é que esse sensor de 200 MP tem um tamanho óptico generoso de 1/1,4", pixels de 0,56μm e tecnologias como iDCG e DSG, que servem para melhorar o alcance dinâmico das câmeras, além de reforçar o HDR e dar um ganho real na fotografia em baixa luz.
Sobre a configuração, os primeiros vazamentos indicam que o aparelho pode usar a seguinte configuração:
- 50 MP Omnivision no sensor principal
- 200 MP Samsung HPE na teleobjetiva
- 50 MP ultrawide (Omnivision ou Samsung)
- 50 MP na câmera frontal, também da Omnivision
Casa de ferreiro, a câmera é de ... três anos atrás
Um ponto curioso nessa história é que, enquanto a Samsung desenvolve sensores impressionantes para outras marcas, sua própria série Galaxy parece mais contida em atualizações nesse sentido. Por exemplo, rumores sobre o Galaxy S26 Ultra dizem que a empresa deve reaproveitar o sensor principal do S23 Ultra e manter o mesmo conjunsto de câmeras, sem muita novidade em hardware.
Na contramão, as fabricantes chinesas continuam apostando alto em novos sensores e o Xiaomi 17 Ultra pode ser o próximo grande exemplo disso. O ponto negativo deste lançament é que tudo indica que o Xiaomi 17 Ultra será exclusivo do mercado chinês, seguindo a estratégia das gerações anteriores.






