Ontem (9) flagramos um registro de uma patente da Samsung sugerindo os primeiros detalhes do Galaxy Z Tri-Fold, o suposto primeiro celular de três dobras da gigante sul-coreana. De acordo com as imagens do documento publicado pelo KIPRIS (Korean Intellectual Property Rights Information Service), ele terá três telas, duas dobradiças e três baterias independentes.
Galaxy Z Tri-Fold terá três telas e três baterias
Diferente dos modelos atuais, o Galaxy Z Tri-Fold será dividido em três partes conectadas, formando um sistema com duas áreas de dobra. Cada uma dessas seções deve ter sua própria bateria, o que promete não só melhorar a autonomia, mas também equilibrar o peso do aparelho, tornando o manuseio mais confortável.

De acordo com as ilustrações da patente, o módulo T1 deve abrigar o conjunto de câmeras triplas; o T2, localizado no centro, vai concentrar a maior célula de energia; e o T3 será o responsável pela tela externa do dispositivo.
Apesar de os tamanhos das baterias ainda não terem sido revelados, o fato de o projeto prever múltiplas células já indica uma evolução significativa em relação ao Galaxy Z Fold 7, que traz bateria única de 4.400 mAh e carregamento de 25 W.
Design de tablet compacto
Os esquemas também revelam um mecanismo de dobradiça duplo, que permite ao celular se dobrar em dois pontos, transformando-se de um smartphone compacto em uma tela ampla de até 10 polegadas, com proporções semelhantes às de um tablet.

Essa nova estrutura parece mais sofisticada do que a usada no Galaxy Z Fold, com articulações reforçadas e um sistema de travas que deve oferecer maior durabilidade e menos marcas visíveis nas dobras. Além disso, o formato "U" da curvatura pode deixar o fechamento mais suave, sem aquele vão visível entre as partes internas.
Quando o Galaxy Z Tri-Fold será lançado?
Ainda não há data confirmada para o lançamento do Galaxy Z Tri-Fold, mas rumores vindos da Coreia do Sul apontam que a estreia pode acontecer até o fim de outubro. Alguns relatórios sugerem que o dispositivo pode chegar primeiro à Coreia do Sul e à China, mas há chances reais de lançamento global, incluindo os Estados Unidos e outros mercados estratégicos. No Brasil, o lançamento é pouco provável.
A Samsung também prepara outro grande anúncio para o mesmo período: o seu primeiro headset de realidade estendida (XR), conhecido internamente como Project Moohan, com início de pré-registro marcado para 15 de outubro. Veja aqui a lista dos lançamentos de celulares aguardados nesse mês de outubro.