Alguns celulares já permitem gravar vídeos em 8K, oferecendo uma resolução altíssima e um nível de detalhes muito superior ao 4K ou Full HD. Embora garanta uma qualidade de imagem impressionante, o recurso ainda é limitado a poucos modelos e pode não fazer sentido para a maioria do público. Mas, afinal, o que é gravação em 8K e quais seus benefícios? Abaixo, explicaremos tudo.

O que é gravação em 8K nos celulares?

A gravação em 8K significa que o celular pode capturar vídeos com resolução de, aproximadamente, 7680 × 4320 pixels. Isso é quatro vezes mais pixels que o 4K (3840 × 2160) e dezenas de vezes mais do que o Full HD (1920 × 1080).

O 8K entrega uma qualidade superior (Imagem: Alex Bracken/Unsplash)
O 8K entrega uma qualidade superior (Imagem: Alex Bracken/Unsplash)

Essa resolução garante uma qualidade de imagem consideravelmente melhor, mas ela também exige que o aparelho tenha um processador potente para lidar com grande volume de dados e um armazenamento rápido para guardar os arquivos com eficiência.

Qual a diferença entre gravação em 4K e 8K?

A gravação em 8K garante um arquivo com imagens muito mais detalhadas, permitindo, por exemplo, cortar ou ampliar o vídeo sem perder tanta qualidade, mas ela também tem seu lado negativo, exigindo mais do hardware do aparelho e ocupando muito espaço.

Por outro lado, o 4K é uma resolução mais "leve", gerando arquivos que ocupam menos espaço no armazenamento e, ainda assim, entregam uma boa qualidade. Além disso, essa resolução está disponível em uma variedade de modelos, algo que não acontece com o 8K.

Vantagens e desvantagens da gravação em 8K

✅ Vantagens

  • Vídeos com altíssima qualidade de imagem, ideal para edição e produção de conteúdo;
  • Permite cortes ou zoom na pós-produção sem perder muita qualidade.

❌ Desvantagens

  • Arquivos muito grandes;
  • Consome mais bateria;
  • Pode superaquecer o aparelho;
  • A estabilização de imagem costuma ser menos eficaz.

Quais celulares gravam em 8K atualmente?

A gravação em 8K é limitada a modelos mais caros. No mercado internacional, muitos aparelhos já suportam essa resolução, como o Xiaomi 17, OnePlus 13 e Google Pixel 10 Pro.

Galaxy S25 Ultra grava em 8K
Galaxy S25 Ultra grava em 8K

No Brasil, a situação é diferente, já que são poucos os smartphones capazes de filmar em 8K. Podemos citar o Galaxy S25, S25 Plus, S25 Ultra e S25 Edge, além do Motorola Razr 60 Ultra e do realme GT 7 e GT 7 Pro.

Vale a pena investir em um celular que grava em 8K?

Depende muito do seu uso. Se você quer vídeos com a melhor qualidade de imagem possível e gosta de editar, recortar ou ampliar cenas, além de ter os meios necessários para assistir em telas maiores (TV ou monitor 8K), a gravação em 8K pode ser um diferencial interessante.

Por outro lado, se você utiliza o celular apenas para gravar vídeos para as redes sociais ou registrar algum momento, essa resolução não vai fazer diferença e não vale o custo extra necessário para obtê-la. Além disso, arquivos em 8K ocupam muito espaço e consomem mais bateria.

No final, a decisão vai depender do quanto você realmente precisa desse recurso e principalmente do quanto está disposto a gastar para usufruir de seus benefícios.