A MediaTek lançou nesta terça-feira (27) um novo processador focado para celulares mais básicos. O Helio G91 chega ao mercado como um sucessor do Helio G88, disponível em diversos smartphones de entrada, e apresenta uma grande evolução em vários departamentos. Em câmeras, por exemplo, o novo Helio G91 permite câmeras de até 108 MP, enquanto o velho G88 suportava até 64 MP.

MediaTek Helio G91 é lançado para substituir o Helio G88

MediaTek Helio G91 é lançado para aparelhos de entrada
MediaTek Helio G91 é lançado para aparelhos de entrada

Além de melhores câmeras, o Helio G91 tem outras coisas legais para fotos, como um jeito de tirar fotos com efeito bokeh, aquelas com fundo desfocado usando duas câmeras, uma estabilização eletrônica de imagem (EIS) para evitar fotos tremidas e alguns truques para melhorar a qualidade das fotos. Em termos técnicos, os celulares com o novo processador poderão contar com zoom no sensor e binning de pixels de 2,0µm, algo que estava presente apenas em modelos mais caros.

Quanto ás suas especificações, o processador tem características parecidas com o modelo anterior, o Helio G88, em termos de velocidade e desempenho. Sua CPU de 8 núcleos com Arm Cortex-A75 e Cortex-A55 opera em até 2,0 GHz, aliado de sua GPU Arm Mali-G52 MC2 com clock de até 1 GHz . Ele também suporta até 8 GB de memória RAM e tecnologia eMMC 5.1 para armazenamento de dados.

Para a tela, o Helio G91 suporta painéis com resolução de até Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz, o que torna a jogabilidade mais suave. A má notícia, porém, é que ele suporta apenas a tecnologia 4G, o que é padrão para a maioria dos lugares, mas também tem Wi-Fi e Bluetooth para se conectar a outros dispositivos.

Quais celulares vão usar o Helio G91?

A MediaTek ainda não disse quais celulares vão usar esse novo processador, mas espera-se que ele ajude a trazer tecnologias modernas para celulares mais simples. Empresas populares como Samsung, Xiaomi, realme e Motorola devem usar o chip em algum dos seus próximos lançamentos para o mercado de entrada.

Antes de você ir...

Se você está curioso para saber se um um celular básico com processador MediaTek pode realmente executar jogos e oferecer uma experiência agradável, confira nossa análise completa do realme C55, equipado com o processador Helio G88, ou assista ao vídeo abaixo:

👉 realme C55 com MediaTek G88 e 8GB roda jogos pesados?