O Galaxy A55, próximo lançamento da Samsung, recebeu a homologação da Anatel e já está autorizado para venda no Brasil. Isso significa que em breve poderemos encontrar ele nas lojas brasileiras. Como recebeu certificações em outros países, podemos garantir que o seu lançamento está próximo. A expectativa é que ele seja lançado em março, assim como aconteceu com o Galaxy A54 em 2023 e o A53 em 2022.

Galaxy A55 ganha homologação da Anatel no Brasil

O Galaxy A55 é identificado no sistema de homologações da Anatel pelo código SM-A556E/DS. O aparelho recebeu o certificado de número 235492300953, mas infelizmente não conseguimos ter acesso a esse documento. De qualquer forma, veja a captura de tela na página Consulta de Produtos dentro do site da Anatel:

Dados do Galaxy A55 no Portal de Homologações da Anatel
Dados do Galaxy A55 no Portal de Homologações da Anatel

Com a homologação emitida, a Samsung agora pode finalmente lançar o Galaxy A55 e começar a vender o aparelho no Brasil. Até o momento, não temos nenhuma informações sobre quando isso vai acontecer.

O que esperar do Galaxy A55?

De acordo com os rumores e vazamentos que tem sido ventilados na internet, o Galaxy A55 virá com uma bateria de 5.000 mAh, que suporta carregamento rápido de 25 watts. Isso significa que o celular terá uma boa autonomia de bateria e recarregará rapidamente.

Esse é o suposto design do Galaxy A55
Esse é o suposto design do Galaxy A55

Outros rumores indicam que o processador escolhido é o Exynos 1480, fabricado pela própria Samsung e será o primeiro chip intermediário a apresentar a GPU Xclipse 530, baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD, usada no Exynos 2200. No entanto, é importante ficar atento para ver se a Samsung conseguiu resolver problemas de superaquecimento.

O Galaxy A55 terá recursos como Wi-Fi 6, suporte para NFC e duas entradas para cartão SIM, seguindo a tradição dos smartphones intermediários. Espera-se que o aparelho venha de fábrica com o Android 14 sob a interface One UI 6. Nas câmeras, o Galaxy A55 terá um conjunto triplo de câmeras, com uma lente principal de 50 MP e uma frontal de 32 MP.

Quando o Galaxy A55 será lançado?

A Samsung costuma lançar modelos da linha Galaxy A5X tradicionalmente na segunda semana do mês de março. No entanto, há uma chance de que a empresa revele os novos intermediários no World Mobile Congress (WMC) 2024, um evento de tecnologia focado em dispositivos móveis. Esse evento acontecerá ainda nesse mês de fevereiro, entre os dias 26 e 29.

Seguindo o cronograma de anos anteriores, a expectativa é que ele seja lançado mesmo em março, repetindo o que aconteceu com o Galaxy A53 e Galaxy A54 nos últimos dois anos.

Perdeu a nossa análise sobre o Galaxy A54? Assista o vídeo...