Os celulares Google Pixel praticamente ficaram inutilizáveis após a atualização do sistema do Google Play em janeiro de 2024. Usuários de diversos modelos do Pixel (Pixel 5, 6, 6a, 7, 7a, 8 e 8 Pro) relataram que não conseguem mais acessar o armazenamento interno, abrir o app da câmera, fazer capturas de tela e até mesmo abrir aplicativos de terceiros.

Atualização do Google Play em celulares Pixel inutiliza aparelhos

Atualização do sistema do Google Play de janeiro de 2024 causa problemas aos celulares Google Pixel. Fonte: Unsplash (Foto por Sebastian Bednarek)
Atualização do sistema do Google Play de janeiro de 2024 causa problemas aos celulares Google Pixel. Fonte: Unsplash (Foto por Sebastian Bednarek)

Infelizmente a causa do problema que surgiu com a atualização do sistema do Google Play ainda é desconhecida para o Google. O site BleepingComputer chegou a entrar em contato com a empresa e foi dito o seguinte:

Estamos cientes desse problema e estamos investigando.

No fórum de suporte Pixel Phone do Google, um usuário do smartphone Pixel disse:

Eu me pergunto por que isso não está explodindo, forçando o Google a uma solução. Gastar tanto dinheiro em um telefone apenas para ficar inutilizável por uma atualização é muito agravante.

As atualizações do sistema do Google Play foi um recurso adicionado no Android 10 como uma maneira de disponibilizar atualizações de segurança, melhorias e proteções de componentes do Android em smartphones que não possuem o patch de segurança mais recente.

No caso dos celulares Pixel, o Google parece ter feito uma atualização gradual em janeiro de 2024, então pode haver algumas pessoas que ainda não receberam a atualização problemática.

Caso você esteja na versão mais antiga do sistema do Google Play, lançada em novembro de 2023, recomendo que permaneça nela e adie a aplicação da atualização até que a situação melhore. Para acessar essa informação, basta ir em Configurações > Segurança e privacidade (ou Segurança e tela de bloqueio) > Atualizações do sistema do Google Play.