É muito comum notarmos que com o passar do tempo, a bateria do celular vai durando cada vez menos tempo. A bateria que antes durava o dia todo, chega perto do meio-dia e ela já está quase zerada. O que muitas pessoas não sabem, é que não devemos carregar o celular até 100% de bateria, pois, é um dos fatores que podem detonar a vida útil da mesma.

É normal o desgaste da bateria com o tempo, contudo, parte disso, tem muito a ver com a forma que o usuário usa o seu celular. Personalizações, aplicativos, notificações, tudo isso sobrecarrega a bateria do dispositivo.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Por que não devo carregar a bateria do celular até 100%?

A bateria do celular tem uma vida útil de 3 a 5 anos, ou de 500 a 1000 ciclos de carregamento. Por isso, uma bateria de um celular que tem 3 anos de uso, nunca será igual à de um aparelho novo que recém saiu da loja.

Agora preste bem a atenção, essa dica é muito valiosa para quem quer aumentar a vida útil da bateria do seu celular. Sempre mantenha a bateria carregada entre 30% e 90%. Além disso, sempre ponha para carregar quando o nível de bateria chegar abaixo de 50%. Por fim, carregue até 95%, nunca deixe chegar a 100% de carregamento. Carregar até 100%, pode fazer com que a bateria envelheça mais rapidamente.

Carregar até 100% uma vez por mês recalibra a bateria?

Muitos tutoriais recomendam que o usuário faça a recalibragem da bateria pelo menos uma vez ao mês. Essa recalibragem consiste em carregar de 0 a 100% ao menos uma vez a cada mês. Contudo, outras fontes dizem que isso não passa de um mito, pois, não existe essa recalibragem para as novas baterias de íons de lítio nos celulares.

Assim, para manter a vida da bateria em bom estado, faça pequenas cargas com maior frequência, pois, é muito melhor do que fazer a carga completa.

Carregamento rápido destrói a bateria do celular?

Embora o carregamento rápido em si não cause danos à bateria do seu telefone, pois esta foi projetada para suportá-lo, o calor gerado pode potencialmente afetar a sua vida útil. Portanto, é responsabilidade do usuário equilibrar as vantagens de um carregamento mais rápido com a conveniência de recarregar rapidamente o telefone antes de sair porta afora.

Assim como as baterias dos telefones não toleram calor extremo, elas também não se dão bem com o frio. Portanto, é prudente evitar deixar o celular em locais quentes, como dentro do carro, na praia, próximo ao forno, ou exposto à neve. Normalmente, as baterias apresentam um desempenho ideal em temperaturas entre 20 e 30°C.