O Android oferece amplas opções de personalização, configurações e informações para os usuários. Uma maneira de acessar essas funcionalidades é inserir códigos no aplicativo de ligação do smartphone. Alguns desses códigos são específicos de fabricantes, mas este artigo lista os principais para facilitar seu acesso, desde descobrir o IMEI do seu celular, ou até testar cada recurso para saber se estrá tudo em ordem no seu aparelho.

Lista dos melhores códigos secretos para Android

Lista dos melhores códigos secretos para celulares Android. Fonte: Oficina da Net
Índice (Títulos H3)

ÍNDICE

Descobrir o IMEI do celular Android (*#6#)

IMEI é a sigla para "International Mobile Equipment Identity", que serve para identificar a identidade de um celular. É uma sequência de 15 dígitos que somente o seu smartphone possui. Cada aparelho tem seu IMEI próprio, mesmo que seja o mesmo modelo e configuração. Saber esse número permite que você bloqueie o telefone em caso de roubo.

Obter informações estatísticas de uso do celular (*#*#4636#*#*)

Para conseguir informações estatísticas de uso do celular como, por exemplo, o uso da bateria, detalhes do Wi-Fi. Além disso, é possível fazer testes de ping. Há aplicativos na Play Store que fazem a mesma coisa, mas esta é uma maneira nativa de se obter dados do aparelho.

Informação sobre o SAR e os selos regulatórios (#07#)

Para saber o valor do SAR (Specific Absorption Rate), teste capaz de medir o índice de exposição à radiofrequência de aparelhos eletrônicos. É exibido a taxa de RF (radiofrequência) do celular que é absorvida pelo corpo.

Sistema operacional e hardware do celular (*#12580*369#)

Caso queira saber informações detalhadas do sistema operacional e hardware do celular, você pode utilizar este código ao invés de acessá-las no aplicativo Configurações.

Obter o endereço MAC em um celular Android (*#*#232338#*#*)

MAC é a sigla para Media Access Control, que serve para identificar qual é exatamente o aparelho que está conectado a uma rede. É um número composto por 12 dígitos que serve para identificar o celular de uma pessoa. Caso queira, é possível mascarar o endereço MAC para preservar sua privacidade.

Acessar informações do calendário de todos os calendários do celular (*#*#225#*#*)

Caso você queira acessar as informações de todos os calendários do Google que estão vinculados ao seu celular, basta digitar este código.

Busque por possíveis problemas causados pelo Google Play Services (*#*#426#*#*)

O Google Play Services é um aplicativo que é executado em segundo plano e é responsável por atualizar os apps do Google e outros da Play Store. Caso algo esteja anormal, insira este código para conseguir o diagnóstico do FCM (Firebase Cloud Messaging) e saber o status do Google Play Services.

Teste de GPS do celular (*#*#1472365#*#*)

Caso o GPS do seu celular esteja falhando ou parou de funcionar, insira este código para realizar um teste e descobrir a origem do problema (hardware ou software).

Ativação da função de chamada em espera (*43#)

Caso você queira ser notificado quando alguém te liga no momento em que já estiver com uma chamada em andamento, ative o serviço de chamada em espera no seu celular.

Verificar se o serviço de encaminhamento de chamadas está ativo no celular (*#67#)

Caso queira saber se o serviço de encaminhamento de chamadas está ativo, utilize este código.

Exclua todos os dados e volte o celular para a configuração de fábrica (*#*#7780#*#*)

Caso queira vender o seu celular, o código de "redefinição de fábrica" pode ser útil, pois ao utilizá-lo, será apagado todos os dados do aparelho e as configurações ficaram como vieram de fábrica.

Outros códigos secretos para celulares Android (incluindo os da Samsung, Motorola e OnePlus)

Abaixo estão outros códigos que podem ser utilizados em seu celular Android para obter informações ocultas. Eles também podem ser utilizados em smartphones Pixel da Google. Note que alguns podem não funcionar em seu telefone.

  • *#*#2664#*#* → Teste de tela sensível ao toque
  • *#*#0842#*#* → Teste vibração e luz de fundo
  • *#*#232339#*#* → Testar rede Wi-Fi
  • *#*#0588#*#* → Teste do sensor de proximidade
  • *#*#273282*255*663282*#*#* → Criar backup de mídia do dispositivo
  • *#*#34971539#*#* → Exibir informações da câmera
  • *#*#3264#*#* → Verifique as informações da RAM
  • *#*#2486#*#* → Modo Engenharia (Motorola)
  • *#888# → Modo de engenharia (OnePlus)
  • *#*#2947322243#*#* → Limpe a memória interna (OnePlus)
  • *#0*# → Abrir diagnóstico de hardware (Samsung)
  • *#0228# → Exibir informações da bateria (Samsung)
  • *#0808# → Configurações USB (Samsung)
  • *#9090# → Ferramentas avançadas de depuração (Samsung)