A Apple lançou recentemente a nova geração de sua família de smartphones. Nessa matéria vamos apontar quais as principais vantagens e desvantagens que o usuário terá ao pegar um modelo de nova geração da gigante de Cupertino, além de ver se vale realmente a pena partir pra um modelo de nova geração ou se é melhor arriscar um modelo mais antigo como, por exemplo, os da linha iPhone 14.

5 motivos para comprar o iPhone 15 Pro

Vamos começar primeiro com os pontos positivos que podem levar o usuário a comprar o novo modelo da Apple, aqueles que o deixarão interessado em desembolsar sua grana em um produto tão caro.

1. Estrutura em titânio

Os novos iPhones de linha Pro contam com um novo acabamento em titânio na parte lateral, que garante maior leveza ao aparelho e segundo a própria Apple eles são considerados os modelos Pro e Pro Max mais leves já feitos pela empresa. Portanto, aquela sensação de aparelho tijolão que estava presente desde os modelos de 12ª Geração até os modelos de 14ª Geração não se faz mais presente e agora nós temos um aparelho leve e ergonômico na mão.

Novos iPhones 15 Pro possuem acabamento lateral em titânio (Imagem: Apple/Reprodução)
Novos iPhones 15 Pro possuem acabamento lateral em titânio (Imagem: Apple/Reprodução)

2. Processador mais poderoso

Todo ano a empresa anuncia junto com os seus iPhones uma nova geração de chipsets, e dessa vez não foi diferente. O que antes tínhamos o A16 Bionic (que agora passou a equipar os modelos 15 e 15 Plus) agora temos o novíssimo A17 Pro. Segundo a empresa, ele é bem potente e é capaz inclusive de rodar alguns jogos de console como o Resident Evil. Não é que o A16 Bionic tenha se tornado um processador ruim, entretanto vemos um salto notável no que diz respeito a processamento bruto de uma geração para a outra (ou pelo menos deveríamos ter, mas vamos falar sobre isso mais pra frente).

Novo A17 Pro é capaz de rodar alguns jogos de console como Resident Evil (Imagem: Apple/Reprodução)
Novo A17 Pro é capaz de rodar alguns jogos de console como Resident Evil (Imagem: Apple/Reprodução)

3. Novo Botão de Ação Multifuncional

Uma novidade que a Apple também fez questão de destacar é na troca da alavanca para deixar o volume silencioso que está presente agora através de um simples botão. Entretanto o novo botão permite que seja personalizada a funcionalidade ao qual ele desempenhará baseada nas escolhas do usuário. Sendo assim, ele pode desempenhar o papel de Ativar a Lanterna, fazer um Registro Fotográfico, Ativar Lupa, Traduzir Textos, além de claro...colocar o aparelho no Modo Silencioso.

Novo botão multifuncional torna a vida dos usuários de iPhone mais prática (Imagem: Apple/Reprodução)
Novo botão multifuncional torna a vida dos usuários de iPhone mais prática (Imagem: Apple/Reprodução)

4. Câmera de 5x de Zoom Óptico

Mais um novo recurso que também está presente nos iPhones 15 Pro Max é a nova câmera de zoom que consegue fazer até 5x de aproximação sem perder a qualidade. Para efeitos de comparação, na geração passada esse número era de 3x sem perdas de qualidade e isso é uma novidade muito bem vinda e que vai com certeza agradar aos fãs da maçã de luxo.

Os novos iPhones 15 Pro contam com uma câmera zoom de até 5x óptico (Imagem: Apple/Reprodução)
Os novos iPhones 15 Pro contam com uma câmera zoom de até 5x óptico (Imagem: Apple/Reprodução)

5. Entrada de carregamento USB-C

Depois de tanto tempo na insistência com o padrão proprietário lightning, finalmente a gigante de Cupertino aderiu ao padrão USB-C (padrão esse que já está presente há anos nos modelos Android). Bom que pelo menos nos modelos Pro essa entrada possui uma velocidade de carregamento mais rápida USB 3 ao invés de USB 2 dos modelos não Pro.

A entrada USB-C finalmente se tornou realidade nos iPhones (Imagem: Apple/Reprodução)
A entrada USB-C finalmente se tornou realidade nos iPhones (Imagem: Apple/Reprodução)

5 Motivos para não Comprar o iPhone 15 Pro

Sabemos que no mundo da tecnologia nem tudo são flores e nem tudo sai como planejado (nem mesmo para a marca de luxo mais cobiçada do Brasil). Portanto vamos conhecer agora alguns pontos negativos e características que infelizmente nos desapontaram e também aos consumidores.

1. Problemas de superaquecimento

O processador A17 Pro é muito poderoso como já era de se esperar, entretanto o que a Apple não esperava é que os usuários passariam por problemas de superaquecimento e thermal throtlling agressivo com esses aparelhos. Não sabemos se o real culpado disso seria a nova estrutura em titânio, falta de um sistema de dissipação mais eficiente ou se é problema de software. Todavia a própria empresa deu um feedback a respeito e já detectou o problema (que segundo ela é causada por um bug no software e deve ser lançada uma atualização de correção em breve).

No comparativo entre as temperaturas do Galaxy S23 Ultra e do iPhone 15 Pro Max, vemos que a área com excesso de calor (parte vermelha) é bem mais presente no modelo da Apple. Já o modelo da Samsung consegue concentrar todo o calor em excesso apenas em uma parte. Segundo o usuário do twitter, o novo iPhone acabou por apresentar afogamento de performance.

2. Titânio que mancha com facilidade

Um ponto que também têm dado o que falar pelas redes sociais é a estrutura em Titânio. Apesar de ser um material premium e que torna os aparelhos leves e ergonômicos, os usuários reclamaram que eles ficam facilmente manchados ao segurá-los. Confiram abaixo uma imagem de um usuário do Twitter que ficou indignado com a situação:

Não apenas esse usuário reclamou como diversos outro usuários e youtubers que tiveram a oportunidade de testar esses dispositivos. Sabemos que a maioria das pessoas vai utilizar os aparelhos com capinha, porém é extremamente desrespeitoso com o consumidor a empresa lançar um produto tão caro com um acabamento que manche tão fácil.

3. Carregamento lento

A gigante de Cupertino trouxe com os novos iPhones o "novo" padrão USB-C. Todavia por ser uma empresa tão conservadora (ou até mais) quanto a Samsung, ela não colocou velocidades de carregamento dignas do que esperamos para um aparelho tão caro de 2023. Ele suporta 25W de carregamento que segundo anunciado demora cerca de 30 minutos para ter 50% da bateria carregada (praticamente o mesmo tempo que os aparelhos da sul-coreana levam). Uma coisa é certa, ambas as empresa deviam tomar vergonha na cara e oferecer uma velocidade de carregamento de pelo menos 50W para que o usuário não fique na mão quando o aparelho estiver com pouca carga.

Apesar da entrada USB-C, o carregamento suportado ainda é muito lento para os padrões atuais
Apesar da entrada USB-C, o carregamento suportado ainda é muito lento para os padrões atuais

4. Carregador não incluso na caixa

Além das velocidades de carregamento suportada pelos novos iPhones não ser compatível com o que esperamos para smartphones atuais, a novela do carregador não estar incluso na caixa ainda continua por aqui. Ao contrário da Samsung Brasil que começou a mandar carregadores já na caixa de seus aparelhos, a Apple parece estar pouco "se lixando" pra isso.

Os iPhones 15 Pro infelizmente não vem com carregador incluso na caixa (Imagem: Apple/Reprodução)
Os iPhones 15 Pro infelizmente não vem com carregador incluso na caixa (Imagem: Apple/Reprodução)

Sabemos que a Samsung também não é referência em carregamento e ambas as empresas precisam aprender com as chinesas o que é carregamento de verdade, porém o cliente ainda ter que desembolsar uma bela grana pra adquirir um carregador de velocidade medíocre duplica a vergonha alheia.

5. Traseira muito frágil

O canal JerryRigEverything mostrou em um vídeo recente o quão fácil é rachar a traseira de um iPhone 15 Pro Max. O youtuber simplesmente pressionou, sem colocar muita força, a traseira do aparelho e ela rachou inteira. Estranhamente o mesmo não ocorreu com a versão menor, o iPhone 15 Pro.

Novamente afirmamos que para um aparelho tão caro, não deveria ter um acabamento tão frágil assim. Esperamos urgentemente que a empresa busque soluções para que nos próximos lotes os iPhones 15 Pro estejam mais resistentes e com uma solução lateral que não deixe-os com aspecto de aparelho envelhecido.

Você trocaria seu aparelho atual pelo iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max? 30,43% 69,57%