O Gmail para Android está ganhando um "assistente de redação" movido a IA (inteligência artificial), semelhante ao Copilot da Microsoft, que utiliza a tecnologia do ChatGPT, chatbot desenvolvido pela OpenAI. A novidade havia sido anunciada durante o Google I/O 2023, onde foram apresentados diversos recursos envolvendo IA generativa para os aplicativos de produtividade do Workspace. Chamado de "ajude-me a escrever", o novo recurso do Gmail que ajuda na redação de textos nos e-mails está começando a chegar em seu app para Android.

Gmail ganha recurso de geração automática de textos através de IA

Novo recurso do Gmail ajuda a escrever textos nos e-mails. Fonte: Oficina da Net
Novo recurso do Gmail ajuda a escrever textos nos e-mails. Fonte: Oficina da Net

Para acessar o novo recurso de escrita através do uso de IA do Gmail, você deverá acessar a página "Labs" criada pelo Google, onde há a oferta de diversos serviços oferecidos pela empresa que utilizam inteligência artificial. Entretanto, não é tão fácil assim, pois sua região (país) deve ser selecionada pelo Google e você terá de entrar em uma lista de espera.

Assim como o Bard ou o ChatGPT, o recurso de escrita do Gmail gera parágrafos de texto baseados nas solicitações do usuário. Para iniciar o processo, basta clicar no botão para escrever um novo e-mail e selecionar o botão de ação com o símbolo de lápis com uma estrela embaixo do lado direito. Isso farpa com que uma caixa de texto com sugestões abra e você pode digitar suas instruções para a IA elaborar o que você gostaria.

Capturas de tela demonstrando o funcionamento do recurso
Capturas de tela demonstrando o funcionamento do recurso 'ajude-me a escrever' do Gmail no Android. Fonte: AndroidPolice

Segundo o site AndroidPolice, mesmo que o novo recurso do Gmail ajude a criar textos mais elaborados para os e-mails, a tecnologia de IA generativa produz frases com falhas. Ou seja, ainda é recomendado que o usuário revise o que foi dito para evitar causar grandes problemas.