A Google anunciou hoje (16) que começará a excluir contas que estejam inativas a mais de dois anos. Essa medida se aplica apenas às Contas do Google pessoais e não afetará contas de organizações, como escolas ou empresas, nem contas com assinatura Google One. Entretanto, afeta tanto a sua conta no Gmail, como também dos outros produtos do Google Workspace (Docs, Drive, Meet, Agenda), além do YouTube e Google Fotos.

Google vai começar a excluir contas inativas

Google anuncia que vai começar a deletar contas que estejam inativas a dois anos ou mais. Foto: Google/Divulgação
Google anuncia que vai começar a deletar contas que estejam inativas a dois anos ou mais. Foto: Google/Divulgação

De acordo com a Google, essa medida de excluir contas que estejam a dois anos ou mais sem uso visa aumentar a segurança na internet, pois contas abandonadas são vulneráveis e podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas para atividades prejudiciais, como roubo de identidade e propagação de mensagens de spam. Antes dessa atualização, cada serviço do Google tinha um prazo diferente de tolerância para chegar ao ponto de ser deletado por inatividade.

Embora essa política entre em vigor já a partir de hoje, isso não vai afetar imediatamente os usuários com uma conta inativa, pois a exclusão das contas começará apenas em dezembro de 2023. Será adotada uma abordagem em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais utilizadas. Antes de excluir uma conta, várias notificações serão enviadas ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail associado à conta quanto para o e-mail de recuperação, caso tenha sido fornecido.

Como manter uma conta do Google ativa

Para evitar a exclusão, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos. Se alguém fez login em sua Conta do Google ou em algum de nossos serviços recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída. A atividade pode ser alguma das ações a seguir, realizadas ao fazer login ou enquanto se está conectado à sua Conta do Google:

  • Ler ou enviar um e-mail;
  • Usar o Google Drive;
  • Assistir a um vídeo do YouTube;
  • Baixar um aplicativo na Google Play Store;
  • Usar a Busca do Google;
  • Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

O Google Fotos tem uma política de exclusão própria e precisa ser acessado independentemente.

Na Conta do Google, na área Dados e Privacidade, a opção Seu Legado Digital permite definir o que acontece quando uma conta fica inativa por um período de até 18 meses, como em casos de falecimento, por exemplo. As opções que os usuários podem selecionar na inscrição incluem:

  • Enviar arquivos específicos para contatos confiáveis de sua escolha;
  • Aplicar uma resposta automática do Gmail;
  • Excluir sua conta completamente.