O Google anunciou nesta terça-feira (14) que adicionou recursos de inteligência artificial com uma linguagem similar ao do ChatGPT em seus serviços mais populares, incluindo o Docs, Gmail e Planilhas. Agora, será possível criar e-mails, documentos e apresentações a partir de comandos simples. As empresas e desenvolvedores também terão acesso a APIs e ferramentas de modelos de linguagem para criar suas próprias soluções.

Google adiciona Inteligência Artificial ao Docs, Gmail e Planilhas

Entre os novos recursos, a inteligência artificial é capaz de resumir trocas de e-mails entre várias pessoas, destacando os principais pontos ditos por cada um. Além disso, a tecnologia ajuda a escrever respostas mais completas e formais, adaptando a mensagem ao contexto do que foi escrito anteriormente.

"Basta digitar um tópico sobre o qual você gostaria de escrever e um rascunho será gerado instantaneamente para você. Com seu parceiro de IA colaborativa, você pode continuar refinando e editando e obtendo mais sugestões conforme o necessário."

Comunicado do Google enviado à imprensa

Veja abaixo uma breve descrição de cada uma das novidades:

  • No Docs, a IA vai poder criar briefings com base no que foi discutido nos e-mails, permitindo ajustes de tom para uma linguagem mais informal ou formal.
  • No Slides, a IA consegue criar apresentações com base em documentos, incluindo imagens, áudio e vídeo gerados automaticamente.
  • No Sheets, a tecnologia traz insights e análises para dados brutos, além de completar linhas e colunas e fazer categorizações contextuais.

A inteligência artificial também está presente nas ferramentas de comunicação, como o Meet e o Chat, permitindo anotações e geração de fluxos de trabalho com base em conversas. O Google afirma que os recursos serão inicialmente disponibilizados no Gmail e Docs e apenas para um grupo pequeno de testadores, mas devem ser expandidos para outros aplicativos no futuro.