O avanço da Inteligência Artificial tem levado a diversas transformações na sociedade, incluindo no mercado de trabalho. Enquanto algumas profissões estão sendo transformadas e adaptadas à nova realidade tecnológica, outras podem simplesmente desaparecer. Nesse contexto, é importante discutir quais profissões podem ser ameaçadas pelo ChatGPT e outras plataformas de IA.

O ChatGPT é ameaçador?

O ChatGPT ameaça ou capacita os profissionais? (Crédito: Oficina da Net)
O ChatGPT ameaça ou capacita os profissionais? (Crédito: Oficina da Net)

O ChatGPT tem feito muito sucesso em tempos atuais, tanto que em apenas dois meses, a plataforma alcançou 100 milhões de usuários. A título de exemplo, o TikTok, popular plataforma de vídeos aleatórios, demorou nove meses para alcançar essa base de usuários.

Em meio a tanto sucesso, alguns tipos de profissionais passam a olhar para a ferramenta com certa desconfiança. É isso o que explica Claudia Elisa Soares, especialista em ESG e transformação de negócios e líderes e conselheira em companhias abertas e familiares. Em uma reportagem publicada pelo Exame, Claudia explica que sim, o ChatGPT pode acabar substituindo algumas profissões do mercado, mas isso não deveria acontecer.

As plataformas de IA vem para ajudar, mas inevitavelmente ameaçam algumas áreas do mercado de trabalho
As plataformas de IA vem para ajudar, mas inevitavelmente ameaçam algumas áreas do mercado de trabalho

Claudia explica que hoje já existe "o impacto da IA em diversos setores e profissões e isso deve aumentar no futuro". A curto prazo, a especialista reforça que o objetivo de plataformas como o ChatGPT é auxiliar os humanos e não substituí-los. Mas para isso, é necessário dar o braço a torcer e fazer com esses profissionais enxerguem as plataformas de IA como um recurso para aumentar a produtividade ou para identificar informações de forma mais ágil e assertiva.

Nesse contexto, Claudia afirma que "é possível que setores como o de marketing e publicidade coloque redatores humanos para tarefas mais criativas e personalizadas". Isso mostra que em um processo natural, esse tipo de profissional poderia usar o ChatGPT como um complemento para a criação de conteúdo. O mesmo pode acontecer entre os criadores de conteúdo em geral, como redatores e jornalistas.

No setor da saúde, por exemplo, a especialista sugere que essas ferramentas de IA possam ser utilizadas como um complemento "para trazer informações médicas mais rápidas e assertivas aos pacientes". Segundo ela, até o setor financeiro pode se beneficiar do ChatGPT "para analisar dados e fornecer insumos para tomada de decisão".

O ChatGPT concorda com isso?

E quais áreas podem se sentir ameaçadas pelo ChatGPT?
E quais áreas podem se sentir ameaçadas pelo ChatGPT?

Perguntamos ao ChatGPT o que ele acha sobre o futuro das profissões que possam ser impactadas por plataformas de IA. A resposta foi a seguinte:

ChatGPT: Como uma plataforma de IA, eu posso dizer que é provável que muitas profissões sejam impactadas pela tecnologia nos próximos anos. A IA está se tornando cada vez mais avançada e capaz de realizar tarefas que antes eram exclusivas de seres humanos, o que pode levar à automação de muitas funções.

Oficina da Net: E quais profissões serão mais afetadas?

ChatGPT: Profissões que envolvem tarefas rotineiras e repetitivas, como trabalho em fábricas, processamento de dados e atendimento ao cliente, são as mais propensas a serem afetadas pela automação e pela adoção de plataformas de IA. No entanto, outras profissões que exigem habilidades cognitivas e criativas, como médicos, advogados e artistas, podem ser menos afetadas, já que essas habilidades são mais difíceis de automatizar.

Até aqui, concordamos em uma coisa: o ChatGPT entende que seu avanço, como de outras plataformas de IA, ameaça outras profissões, embora esse não seja seu objetivo.

Oficina da Net: O ChatGPT pode ser útil para esse tipo de profissional?

ChatGPT: É importante notar que a IA também tem o potencial de criar novas profissões e oportunidades de trabalho, à medida que as empresas buscam especialistas em IA para desenvolver, implementar e gerenciar suas soluções de IA. Além disso, a IA pode melhorar a eficiência e a precisão de muitas profissões existentes, tornando os trabalhadores mais produtivos e capazes de se concentrar em tarefas mais complexas e de maior valor.

Agora, concordando com a especialista Claudia Elisa Soares, o ChatGPT acredita que pode impactar positivamente esse tipo de profissional por servir como um recurso para tornar os trabalhadores mais produtivos e assertivos em suas tarefas.

Oficina da Net: E quais áreas podem se sentir ameaçadas pelo ChatGPT?

ChatGPT: Algumas profissões que envolvem tarefas repetitivas e rotineiras podem ser afetadas pela adoção de soluções de IA, incluindo:

  • Atendimento ao cliente: Chatbots baseados em IA, como eu, podem ser usados para fornecer suporte ao cliente e responder a perguntas frequentes de maneira mais rápida e eficiente.
  • Escrita de conteúdo: plataformas de IA, como eu, podem gerar conteúdo automatizado para sites, redes sociais e outros meios de comunicação.
  • Tradução: a tecnologia de IA pode ser usada para traduzir documentos e comunicações em tempo real, tornando o processo mais rápido e eficiente.
  • Contabilidade: a automação de processos contábeis, como a reconciliação de contas e a classificação de transações, pode ser realizada com o uso de soluções de IA.

Assim, concordamos que inevitavelmente, algumas áreas do mercado de trabalho podem se sentir mais ameaçadas do que outras quando o assunto é a implementação de plataformas de IA, como o ChatGPT. Embora esses riscos podem ficar maiores no futuro, é importante saber dominar essas ferramentas hoje em dia, para conseguir se destacar no mercado. Afinal, se você não pode vencer um inimigo, junte-se a ele.

E você usa o ChatGPT no seu dia a dia? Deixe seu comentário!

Com informações de Exame