O mercado de smartphones no Brasil continua movimentado e, repetindo o resultado de abril, neste mês de maio a Apple conseguiu se manter no segundo lugar do mercado pelo segundo mês consecutivo. Depois de muitos meses no segundo lugar, a Motorola sofreu uma queda em abril e agora está atrás da Apple e Samsung. As informações são do StatCounter.

Samsung, Apple e Motorola são as maiores do Brasil

Neste mês de maio, a Samsung teve uma ligeira queda na participação de vendas da smartphones no Brasil, mas nada preocupante. Líder do ranking de forma consolidada, a gigante sul-coreana fechou o mês com 38,54% de todo o mercado nacional. A Apple, novamente em segundo lugar, fechou em 21,64%. A Motorola, também em queda, fecha o pódio com uma participação de 18,61%.

Veja o gráfico abaixo:

Market share de celulares no Brasil em maio de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução
Market share de celulares no Brasil em maio de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de maio, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Empresa % em maio
1 Samsung 38,54
2 Apple 21,64
3 Motorola 18,61
4 Xiaomi 12,36
5 LG 3,86
6 Desconhecida 3,08
7 ASUS 0,62
8 Realme 0,24
9 Nokia 0,21
10 Huawei 0,13

Como funciona o levantamento de dados do StatCounter?

A StatCounter é uma plataforma conhecida mundialmente por coletar dados de diversos mercados para apontar o volume do market share de cada empresa em diferentes segmentos. A plataforma não explica qual a metodologia que usa para coletar esses dados quando o assunto é o mercado de smartphones, por exemplo. No seu site, há apenas uma página que explica que "as estatísticas são baseadas em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de página por mês coletadas em toda a rede StatCounter de mais de 1,5 milhão de sites".

O Oficina da Net questionou o StatCounter sobre sua metodologia, mas ainda não tivemos uma resposta. Se formos respondidos, essa matéria será atualizada.

É possível, mas não confirmado, que a plataforma calcule o volume de cada empresa pelo número de usuários ou dispositivos ativos em vez de se basear no número de vendas de fabricante. Isso explicaria, por exemplo, por que no ranking mensal ainda aparece a LG em quinto lugar, já que a empresa deixou o mercado de smartphones em abril de 2021.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Em comparação com maio de 2022, a briga era mesmo entre Apple e Xiaomi. Na época, a gigante chinesa vinha crescendo devagar até o momento de ameaçar a terceira colocação ocupada pela Maçã. A gigante de Cupertino tinha 13,81% de participação em todas as vendas do mercado brasileiro, enquanto a Xiaomi tinha 11,49%. Um ano depois, a Xiaomi cresceu só 0,84%, enquanto a Apple subiu para 21,64%.

Veja o gráfico com os resultados entre maio de 2022 e maio de 2023:

Qual a marca do seu celular? 33,44% 21,49% 10,50% 26,01% 8,56%

Fonte: StatCounter