Durante a CES2023 - maior evento de tecnologia do planeta - a Qualcomm lançou um sistema de mensagens bidirecionais via satélite para smartphones Premium. A Snapdragon Satellite vai fornecer conectividade global por mensagens de texto. A ideia é oferecer comunicação de emergência em lugares ermos, distantes e remotos. A tecnologia virá empregada nos dispositivos equipados com Snapdragon 8 Gen 2 e posteriores.

Como diferencial, a Qualcomm anunciou a parceira com empresas como Iridium e Garmin, poderosas do mundo dos GPSs, para fornecer contato e comunicação via satélite para usuários Android em ambientes onde o sinal e a cobertura "foram com Deus".

Conexão com o Satélite precisa de céu aberto

Usuário terá de acertar o alinhamento com o satélite para poder enviar a mensagem
Usuário terá de acertar o alinhamento com o satélite para poder enviar a mensagem

Em viagem pelo interior, você já deve ter caminhado para lá ou para cá, a fim de encontrar um pino da antena do celular e assim fazer uma ligação, certo? Pois bem, o sistema de SMS emergencial via satélite também precisa de condições favoráveis para funcionar corretamente, como o céu limpo, o smartphone em uma posição de destaque para o alinhamento perfeito e então sim, poderá ser enviada mensagens de até 160 caracteres para uma lista predefinida de contatos.

Snapdragon Satellite além dos celulares

A Qualcomm disse ainda que a tecnologia pode ser ampliada para notebooks, tables, carros e IoT, na medida que o Snapdragon Satellite cresce e desenvolvedores começam a explorar a conectividade via satélite para suas marcas.

Um recurso muito semelhante foi lançado pela Apple junto do iPhone 14. Rumores também indicam que a Samsung terá seu próprio recurso de SMS de emergência para dispositivos Galaxy S23 - isso porque a Qualcomm garantiu que a tecnolgia virá nos aparelhos do segundo semestre e nós todos esperamos o S23 antes disso.