O Google Tradutor é uma ferramenta poderosa que permite traduzir textos e palavras escritas em outros idiomas. Mas você sabia que é possível traduzir também imagens, como placas na rua? Dessa forma, se você está em uma viagem, por exemplo, pode usar o recurso e traduzir ao vivo. Neste artigo, veja como você pode traduzir imagens com texto.

O que é o Google Tradutor e como traduzir imagens com texto?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Esta é uma forma de tradução automática que pode traduzir automaticamente um pedaço de texto para mais de 100 idiomas. O Google comporta mais de 109 idiomas diferentes. Atualmente, o Google Tradutor é usado para lidar com mais de cem bilhões de traduções de palavras por dia. Além de poder ser usado para traduzir palavras escritas, você pode usar o Google Tradutor para traduzir imagens que contem texto. O Google Tradutor pode traduzir imagens tanto em dispositivo Android quanto iOS.

Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?

Tempo necessário: 3 minutos

O passo a passo abaixo foi realizado em um celular Android, mas deve funcionar também em iPhones com iOS. Para conseguir traduzir imagens usando o celular, você precisa fazer o seguinte:

  1. Acesse o aplicativo do Google Tradutor;

  2. Abaixo da caixa de texto, toque em Câmera;

    Passo 2 de: Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?
  3. Para escolher o idioma da imagem, toque no botão do primeiro idioma;

    Passo 3 de: Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?
  4. Se você não souber o idioma em que a imagem está, toque em Detectar idioma;

    Passo 4 de: Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?
  5. Mire a câmera para a imagem que você quer traduzir e toque no obturador;

    Passo 5 de: Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?
  6. Após o texto ser traduzido, você pode copiar o texto ou pesquisar direto no Google. Para isso, basta tocar em um dos controles localizado na parte inferior da tela.

    Passo 6 de: Como traduzir imagens em celulares Android ou iOS?

É possível traduzir placas com essas ferramentas?

Sim. O Google Tradutor permite que o usuário acesse o aplicativo, e tire fotos para traduzir textos, e imagens. Dessa forma, se você estiver fora do Brasil, e não souber o que significa o texto, ou imagem, é possível usar o app para fazer uma pesquisa e tradução. Para isso, basta tocar no ícone da câmera. E assim, a tradução será feita de forma automática. Vale ressaltar ainda, que você pode escolher o idioma de tradução.