Para quem preza pela segurança dos seus dados, uma recomendação importante dos especialistas é evitar o uso de Wi-Fi público. Sendo assim, você pode usar o Wi-Fi público a menos que não haja absolutamente nenhuma outra opção.

Em geral, as redes públicas são vulneráveis a ataques cibernéticos. E muitas vezes, são criadas por agentes de ameaças, que têm apenas um objetivo: roubar informações confidenciais.

Por isso, quando as pessoas precisam usar os seus notebooks em local público, é comum criar o seu próprio ponto de acesso sem fio. A boa notícia é que todos podem fazer isso facilmente, desde que tenham um smartphone e um plano de dados móveis.

Entretanto, isso não significa que os hotspots de smartphones não precisam ser protegidos. Por isso, confira abaixo, como proteger o seu smartphone, e preservar a integridade dos seus dados.

Como configurar um hotspot em um smartphone?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Para entender como proteger um hotspot em um smartphone, você precisa compreender como eles funcionam primeiro. Em suma, os hotspots de smartphones convertem a sua internet móvel em um sinal Wi-Fi.

Sendo assim, se você tem 3G, 4G, ou 5G no seu smartphone, o dispositivo pode ser transformado em um ponto de acesso móvel. E se você não sabe como criar um hotspot móvel no seu smartphone, confira a seguir uma breve explicação.

No Android

Abaixo, confira o tutorial de como ativar o seu Hotspot. Vale ressaltar que o passo a passo foi feito em um Xiaomi:

  1. Acesse as Configurações do seu Android;
  2. Em seguida, toque em Hotspot Portátil;
  3. Feito isso, ative a chave ao lado de Hotspot Wi-Fi;
  4. Logo após, toque em Configurar Hotspot Wi-Fi. Nessa seção, é possível ver e alterar o nome da rede, bem como a senha para ingressar na mesma.
Como ativar o hotspot em um android.
Como ativar o hotspot em um android.

iPhone

Se você tiver um iPhone, é necessário:

  1. Acesse Ajustes no seu smartphone;
  2. Em seguida, toque em Acesso Pessoal;
  3. Depois disso, toque ative Permitir Acesso a Outros;
  4. Logo após, acesse Senha Wi-Fi, e configure a senha para acessar a sua rede.
Como ativar o hotspot no iPhone.
Como ativar o hotspot no iPhone.

Como proteger o hotspot em um smartphone?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Configurar um hotspot de smartphone é fácil, mas protegê-lo é uma questão totalmente diferente. Se você não protegê-lo, pode abrir uma brecha para um agente de ameaça atacar. Isso pode comprometer não apenas o seu telefone, mas também, todos os outros dispositivos conectados ao seu hotspot.

Além disso, se o hotspot do seu smartphone não estiver protegido, estranhos poderão se conectar a ele. E isso, diminuiria sua conexão, permitiria que outras pessoas consumissem seus dados móveis e, provavelmente, você exceder o plano da sua operadora.

Diante disso, confira abaixo, cinco dicas simples de como você pode proteger o seu hotspot:

1. Altere seu SSID

A primeira coisa que você deve fazer ao configurar um ponto de acesso para smartphone, é alterar o SSID (Service Set Identifier) — este é o nome da sua rede. Em suma, você não deve usar o nome atribuído automaticamente pelo seu smartphone (tanto iPhones quanto telefones Android fazem isso), mas sim, criar o seu próprio. Sendo assim, certifique-se de que é um nome exclusivo não relacionado com o tipo de dispositivo que você está usando.

2. Use o protocolo de segurança mais forte disponível

Wi-Fi Protected Access (WPA) é um padrão de segurança universal para todos os dispositivos com conectividade sem fio. Ao configurar o hotspot do seu smartphone, você provavelmente terá a opção de escolher entre: WPA2-Personal, WPA2/WPA3-Personal, WPA3-Personal e assim por diante. WPA3 é a escolha mais segura. Porém, se você não tiver essa opção no seu dispositivo, escolha a próxima melhor.

3. Defina uma senha complexa

Assim como os SSIDs, as senhas são atribuídas automaticamente aos pontos de acesso de smartphones. O que seu telefone está usando pode parecer forte, porém é mais provável que não. Sendo assim, faça uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números.

4. Instale uma VPN

Uma Rede Privada Virtual (VPN) estabelece uma conexão segura entre você e a World Wide Web. Dessa forma, você criptografa o tráfego do seu dispositivo, bem como oculta as suas informações (ou seja, endereço IP, localização, dados pessoais) de outras pessoas. Assim, você adicionará outra camada de segurança e privacidade ao seu hotspot.

5. Baixe o software antivírus

Os smartphones podem ser menos vulneráveis a malware do que os PCs e notebooks, mas não são completamente imunes a ele. É por isso que é importante ter um conjunto de antivírus forte e confiável instalado no seu telefone. Se você já tiver um, certifique-se de atualizá-lo antes de configurar o ponto de acesso do smartphone.