Em um universo onde a frase "nada se cria, tudo se copia" tem forte presença, a Xiaomi vem aí com mais um pérola. Depois do lançamento do iPhone 14 Pro, que mostrou um novo conceito inteligente para o entalhe da câmera frontal na tela, a gigante chinesa revelou a possibilidade de lançar um aparelho com a sua versão da tecnologia Dynamic Island da Apple. Trata-se do Xiaomi Civi 2.

Xiaomi vai lançar um celular parecido com o iPhone 14 Pro

Através de um pôster lançado nas suas redes sociais, a Xiaomi mostrou o visual do novo Civi 2, agora com um recorte na tela em forma de pílula e que vai abrigar duas câmeras frontais de 32 MP cada, incluindo uma ultrawide. No caso do iPhone 14 Pro, esse entalhe abriga os sensores do FaceID.

Xiaomi Civi 2 terá o entalhe frontal bem parecido com o do iPhone 14 Pro
Xiaomi Civi 2 terá o entalhe frontal bem parecido com o do iPhone 14 Pro

Por si só, podemos dizer que o visual frontal do Xiaomi Civi 2 ficará bem parecido com o do novo topo de linha da Apple, onde o recorte das câmeras fica ainda mais intrusivo na tela, deixando apenas uma pequena separação entre o entalhe e a borda superior do celular.

Com isso, é possível que a Xiaomi queira criar uma solução caseira para a tecnologia Dynamic Island da Apple, um recurso que torna o recorte da câmera ainda mais útil do que simplesmente alojar as câmeras e outros sensores frontais.

Como funciona o Dynamic Island da Apple?

Todo ano a Apple tenta inovar por apresentar um novo entalhe para as câmeras frontais do iPhone. Às vezes maior, outras vezes mais discreto. No caso do iPhone 14 Pro, a empresa decidiu criar um entalhe em forma de "pílula". Pode parecer só uma questão de estética, mas esse novo recorte é também muito funcional.

Por exemplo, ele pode se transformar em diferentes formas para exibir todos os tipos de informações importantes. Quando você colocar seu iPhone no modo silencioso, conectar seus AirPods, acessar o Face ID ou conectar o carregador, essa "ilha" vai se expandir na tela para exibir as informações de forma bem dinâmica.

Para entender melhor, veja o vídeo abaixo:

Esses são apenas alguns dos exemplos de como a Dynamic Island pode atuar na exibição de informações relevantes para o usuário, mas existem diversas outras aplicações — que você pode ver em nosso artigo completo sobre o novo recurso da Apple.

O que já sabemos do Xiaomi Civi 2?

Além do novo Dynamic Island, a Xiaomi já revelou outros detalhes sobre o novo Xiaomi Civi 2. Por exemplo, ele virá com um sistema de câmera tripla na traseira, o que inclui um sensor principal Sony IMX766 de 50 MP. Embora não tenha sido revelado, o conjunto deve ser composto ainda por uma lente ultrawide e uma macro.

As demais especificações — como tela, memórias, bateria e potência de carregamento — ainda permanecem em segredo, mas esperamos que ele venha com o Snapdragon 7 Gen 1, novo processador intermediário da Qualcomm.

Quando o Xiaomi Civi 2 será anunciado?

O lançamento será apresentado no dia 27 de setembro na China e não há expectativa de lançamento em outros países. Dificilmente esse aparelho será lançado no Brasil, mas se você está ansioso para ter um Android com Dynamic Island, pode esperar que isso é só uma questão de tempo.