Estava aqui trabalhando quando avistei uma antiga capinha de meu smartphone, o Poco X3, jogada no canto da mesa. Pensei que seria uma boa reutilizá-la para fins de preservar meu celular por mais tempo. Mas "UUGGHH", estava uma nojeira, um amarelado fosco em toda ela, especialmente por ficar exposta ao tempo por muitos dias sobre a mesa.

Então pesquisei no vasto mar da internet pelas melhores formas de limpar e tirar o amarelado de capinhas de celular. Vale passar pasta de dente? E água sanitária? Bicarbonato de sódio funciona? Vamos testar.

@oficinadanet 7 Métodos para limpar a capinha de celular. Será que volta a ser transparente? #PelaEducação #diy #tutorial #lifehack #dicas #smartphone #celular #limpeza #divertido #celulares #utilidades #tecnologia ♬ Monkeys Spinning Monkeys - Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

7 formas de limpar uma capinha transparente

1 - Água e detergente

Parece bobagem, mas o detergente é um ótimo produto para limpar coisas gordurosas (Dica: se você meteu uma mordida no cachorro quente e derrubou molho na camiseta, antes de lavar na máquina, passe um detergente e esfregue o local).

Sabendo disso, basta usar uma quantidade boa de detergente, um pouco de água para umedecer a capinha e esfregar bem com a ajuda de uma escova - item que será utilizado em TODOS os métodos de limpeza a seguir. Se você não tiver uma escovinha específica de limpeza, pegue uma escova de dentes velha (e reponha uma nova pra você fazer a higiene bucal).

Resultado: NÃO FUNCIONOU

2 - Álcool isopropílico

Alguns métodos na internet indicam usar álcool para auxiliar na limpeza. Então bote a capinha num recipiente com álcool e espere uns minutos antes de lavar com o detergente e a água. O processo de escovação pode ser feito ainda no álcool e depois também na parte do detergente. Todo o esforço será recompensado.

Resultado: NÃO FUNCIONOU

3 - Bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e água

Para mim o método que deve funcionar para todos é esse. Isso porque a combinação do bicarbonato de sódio com o vinagre gera um efeito efervescente que ajuda a soltar a sujeira. Para realizar o processo, bota uma quantidade de duas colheres de bicarbonato e uns pingos de vinagre de álcool. Mistura tudo e isso vai virar uma pastinha.

Junto disso, você pode completar despejando uma quantidade de água aquecida (não fervente), que vai ajudar a mandar a sujeira embora. Para finalizar, detergente e água para uma última lavada.

Resultado: NÃO FUNCIONOU

4 - Água sanitária

Também pode ser utilizada a água sanitária, que nada mais é do que cloro. Você deve tomar cuidado com as quantidades. Então dilua uma porção de água sanitária para dez porções de água e mergulhe a capinha. Aguarde uns minutos antes de lavar com água e sabão.

Resultado: NÃO FUNCIONOU

5 - Pasta de dente

Outro recurso comumente utilizado para limpeza de bijuterias é a pasta de dentes. Para tentar limpar você deve passar a pasta de dentes na capinha, esfregar com a escova e depois lavar com água.

Resultado: Funciona com bijuterias, mas com a capinha NÃO FUNCIONOU

6 - Limpador multiuso

Os limpadores multiuso, como o próprio nome já diz, servem para limpar diversos materiais e superfícies. Com nossa capinha ele também pode servir. A dica é deixar ele de molho por alguns minutos, escovar e depois fazer a limpeza com água e detergente escovando de novo antes de enxaguar.

Resultado: NÃO FUNCIONOU

7 - Misturar tudo (com cuidado)

Como último recurso, que tal misturar o álcool, o detergente, a pasta de dentes, o bicarbonato de sódio, vinagre, água quente e uns pingos de água sanitária? Bem, se sua capinha não se limpou depois de tentar todos esses métodos, então é aconselhado você jogar fora e comprar outra 🤣.

Alguma diferença?
Alguma diferença?

Conclusão

Nos sete testes que a gente realizou aqui, a capinha participou de uma experiência de lavagem que nunca havia recebido em sua história, mas isso não foi suficiente para deixá-la sem aquela cor amarelada pelo tempo de uso. A explicação mais palpável é que a capinha sofre pela ação do tempo e especialmente, pelo calor gerado quando carregamos a bateria do smartphone.

⚠️ Não faça essa misturança de produtos na sua casa. O mais sensato é comprar outra capinha, se você quiser.

Você conhece uma forma que realmente funciona para limpar a capinha? Deixa um comentário para a gente e ajude outros usuários.