O carregador de um celular é um item que, em geral, tem uma vida útil curta. Ainda mais por se tratar de um objeto que você pode usar todos os dias. Entre os problemas mais comuns que o carregador pode ter, é o mau contato do cabo com o smartphone.

Apesar da fragilidade desse acessório, há diversas formas para evitar os contratempos. Pensando nisso, realizamos uma lista com 6 cuidados básicos que você pode ter, de forma a garantir o carregamento do seu smartphone. Ainda mais, se você precisar substituir o seu acessório por algum problema que o fez deixar de funcionar.

Dentre as dicas, podemos citar a preservação do cabo, bem como os cuidados com o transporte do item. Quer saber mais? Então confere abaixo, a lista completa com todos os cuidados importantes.

6 cuidados que você precisa ter com o carregador do seu celular

1 - Evite modelos falsificados ou não originais

Esse cuidado pode parecer óbvio, porém, o uso de carregadores falsificados ou não originais, pode dar uma grande dor de cabeça. Em suma, esses acessórios, em geral, possuem materiais de baixa qualidade. Já nos casos mais graves, os produtos desse tipo podem causar incêndios.

Se não for possível conseguir um carregador original do próprio celular, prefira os equipamentos certificados por órgãos reguladores, a Anatel no Brasil. Ademais, há também, o CE, sigla francesa para o Conformité Européenne, que atua no bloco europeu. É fundamental verificar se o carregador tem algum desses selos.

2 - Cheque se a potência é compatível com o smartphone

Uma questão muito importante, e pouco analisada pelos consumidores na hora de comprar um novo carregador, é com relação à potência do acessório. Ou seja, ela precisa ser compatível com a do celular. A informação pode ser encontrada no manual do aparelho, ou ainda, no site da fabricante.

Sendo assim, confira qual é a voltagem de saída (output) da fonte. O seu celular pode precisar, por exemplo, de 5V e o carregador novo pode liberar 9V. Neste caso, o celular estaria recebendo uma carga acima do que ele pode suportar. E isso, pode levar ao superaquecimento na bateria do smartphone, e até mesmo danificar o dispositivo.

Alguns smartphones possuem um chip que pode detectar estas situações. Entretanto, o ideal é se informar antes de finalizar a compra.

3 - Preserve o cabo

Como você manuseia o carregador é a chave para a durabilidade do mesmo. Ao desconectar o smartphone do acessório, o usuário não pode puxar o fio. Ou seja, o cabo precisa ser retirado pela extremidade rígida, de forma a evitar que os componentes internos sejam rompidos.

E se você é daqueles que deixam o celular carregando em tomadas atrás da cama, ou de móveis que ficam muito perto da parede, é importante tomar cuidado. Em suma, essa ação pode prejudicar o bom funcionamento do acessório. É dito isso, pois em hipótese nenhuma, o cabo pode ser dobrado ou amassado.

Além disso, você não pode esticar o cabo, pois a tensão pode romper os elementos internos. A recomendação é que o cabo esteja frouxo durante o carregamento do celular.

Em geral, alguns cabos à venda no mercado contam com um reforço na estrutura das pontas, as quais, em geral, são o principal problema. Se este não for o caso do seu dispositivo, uma dica para proteger as extremidades, é revestir cada ponta com as molas de uma caneta esferográfica, ou com fitas isolantes. Embora não fique esteticamente bonito, reduz os riscos de danos.

4 - Tenha cuidado ao transportar o seu carregador

Jamais jogue o carregador de qualquer jeito na sua bolsa ou mochila, junto com outros objetos. É muito comum que simples ato de puxar algum item dentro da mochila, possa esticar o cabo e romper os fios internos. E assim, o aparelho fica com mau contato.

Sendo assim, o modo correto de transportar o carregador do seu smartphone, é enrolar o fio ao redor da sua mão, e preferencialmente, usar um elástico ou arame para prendê-lo de forma firme. Além disso, é interessante deixá-lo em um compartilhamento separado dos outros objetos, como um bolsinho a parte da mochila.

5 - Limites de temperatura

É muito normal que os carregadores e os cabos esquentem um pouco enquanto o smartphone carrega. Isso acontece, porque parte da energia gerada pela conversão da corrente alternada em corrente contínua é liberada em forma de calor. Porém, se houver um superaquecimento, pode ser sinal de que a fonte não está funcionando direito.

Além do superaquecimento, pode acontecer a interrupção do carregamento, ou ainda, um carregamento mais lento que o normal. Ademais, você também pode sentir um cheiro de queimado. Em suma, esse problema pode ter diversos motivos: um acessório falsificado, erros na instalação elétrica da casa.

A temperatura ambiente muito alta também pode ser uma das razões. Independentemente do problema, o ideal é desconectar a fonte da tomada, e não usá-la mais. É dito isso, pois além de danificar a bateria do seu smartphone, você pode levar um choque elétrico se não tomar os devidos cuidados.

6. Não deixe o carregador na tomada quando não está em uso

Esta é uma importante recomendação da Anatel: se você não está usando o aparelho, não é recomendado deixá-lo ligado na tomada. Em suma, os carregadores são projetados para ficar na tomada somente durante o tempo necessário para carregar a bateria do celular.

Ao contrário das geladeiras e TVs, que suporta a rede elétrica por longos períodos. A explicação para isso é simples: o carregador do celular pode ser danificado pelas oscilações na rede elétrica, ainda mais durante as quedas de luz provocadas por tempestades. Além disso, como há muito incidência de raios no Brasil, pode haver o risco de acidentes domésticos.