O carregador SuperVOOC de 150W da Oppo foi revelado durante a apresentação da empresa no MWC 2022. Trata-se de um novo sistema de carregamento que promete quase dobrar a potência oferecida atualmente no carregador SupperVOOC de 80X do Oppo Find X5, o mais novo celular topo de linha da marca. Agora a Oppo anunciou um novo sistema de 240W!

Em um teste realizado em laboratório com o sistema SuperVOOC de 150W, um celular protótipo com bateria de 4500 mAh foi recarregado indo de 1% a 50% em 5 minutos, chegando a 100% em apenas 15 minutos. Durante o carregamento, o aparelho ficou ligado, mas em modo avião. No caso do sistema de 240W, a bateria vai de 1% a 100% em apenas 9 minutos!

Carregador compacto

Mesmo com 150W, o novo sistema SuperVOOC conta com um carregador de 58 x 57 x 30 mm que pesa 172g. Isso foi possível graças a tecnologia GaN, que permitiu que se obtivesse um volume um pouco maior que o do carregador de 65W da Oppo. Acredita-se que o sistema de 240W siga a mesma linha. Confira a imagem abaixo para visualizar melhor.

Carregador Oppo SuperVOOC de 150W. Fonte: Oppo
Carregador Oppo SuperVOOC de 150W. Fonte: Oppo

O novo carregador da Oppo suporta os protocolos padrão USB Power Delivery e PPS utilizados por celulares, notebooks e outros dispositivos.

Especificações e carregamento

O carregador SuperVOOC de 150W produz 7,5A a 20V enquanto no celular há duas células de íons lítio, onde cada uma possui sua própria bomba de carga, responsável pela conversão da eletricidade recebida para 5V/15A.

Battery Health Engine

Através da tecnologia Battery Health Engine, a Oppo utiliza uma fórmula especial para o eletrólito que repara de forma contínua a camada de interface de eletrólito sólido (SEI) enquanto a bateria está carregando e descarregando. Com isso, os eletrodos se mantêm em boas condições, melhoram o desempenho da bateria e prolonga sua vida útil.

Lançamento e disponibilidade

O primeiro celular a utilizar um sistema de carregamento de 150W será um modelo da OnePlus que deverá ser lançado entre abril e junho. Não se sabe ainda quando o sistema de 240W será implementado nos celulares.