A Motorola fechou o mês de janeiro apresentando o maior crescimento entre as principais fabricantes de smartphones no Brasil. De acordo com a StatCounter, site especializado em análises de market share, a empresa fechou o mês beirando uma fatia total de 23% dentre todas as vendas legais de smartphones no país. Em contrapartida, a maior queda foi representada pela Apple, agora com 14,11% do mercado brasileiro.

Motorola é a empresa que mais cresceu em janeiro de 2022

O mercado de smartphones no Brasil já é consolidado por grandes empresas do ramo, e a Motorola é uma delas. Já não é de hoje que a empresa ocupa a segunda colocação do ranking de principais fabricantes de celulares em atividade no Brasil, ficando atrás apenas da Samsung.

Durante o mês de janeiro de 2022, a empresa alcançou o percentual de 22,95%, o maior crescimento dentre as principais empresas do mercado, já que no mês passado a fabricante havia registrado 21,39%.

O Moto G200, novo topo de linha da Motorola, é o grande anúncio da empresa nos últimos tempos. (Crédito: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)

Não podemos dizer se houve algum aumento estupendo no número de celulares vendidos da Motorola ou se o crescimento se dá pela queda de suas concorrentes. Para saber essas informações, é preciso aguardar pelo menos o fechamento do relatório trimestral realizado pela empresa em meados de abril ou maio.

Samsung segue líder e Apple apresenta queda

Para fechar o top 3 das principais empresas no país, podemos falar da Samsung — líder absoluta em terras tupiniquins há alguns anos. A gigante sul-coreana apresentou uma leve queda quando comparado ao resultado de dezembro passado, caindo de 42,77% para 41,98% em janeiro.

No entanto, foi a Apple que apresentou uma maior queda em relação aos seus concorrentes durante o período analisado. A gigante de Cupertino obtinha o percentual de 15,08% de todas as vendas de celulares no Brasil, mas caiu para 14,11% — quase 1% a menos.

É claro que, por enquanto, as quedas de Samsung e Apple não são nada preocupantes. As empresas já se consolidaram como as principais empresas do ramo em atividade no país e ainda possuem uma boa vantagem se suas demais concorrentes, como a Xiaomi que vem em quarto lugar com 11,57% (11,07% em dezembro) e a LG, que embora tenha anunciado o fechamento de sua fábrica de celulares, ainda possui uma fatia de 5,98% de todo o mercado.

Market share de celulares em janeiro no Brasil

Com os resultados do mês de janeiro, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares no Brasil ficou da seguinte forma:

  1. Samsung - 41,98%
  2. Motorola - 22,95%
  3. Apple - 14,11%
  4. Xiaomi - 11,57%
  5. LG - 5,98%
  6. ASUS - 1,31%
  7. Desconhecido - 0,44%
  8. Huawei - 0,18%
  9. Lenovo - 0,14%
  10. Alcatel - 0,6%

Comparação com o mesmo período do ano passado

Comparando os resultados de janeiro de 2022 com os de janeiro de 2021, podemos dizer que pouca coisa mudou. O ciclo parece ter se repetido, especialmente pelo recomeço de um novo ano para a geração de dezenas de linhas de smartphones de cada fabricante.

Clique aqui para ver o gráfico

Podemos dizer que nenhuma das empresas apresentou uma curva tão acentuada em relação aos resultados de um ano atrás. Mas podemos destacar a Xiaomi, que em janeiro do ano passado, obteve uma fatia de 9,05% — a menor de lá para cá. Isso mostra que, cada vez mais, a chinesa tem conquistado seu espaço no mercado brasileiro.

Compare os percentuais de ambos períodos:

# Janeiro/2021 % Janeiro/2022 %
1 Samsung 45,59 Samsung 41,98
2 Motorola 21,58 Motorola 22,95
3 Apple 13,42 Apple 14,11
4 Xiaomi 9,05 Xiaomi 11,57
5 LG 6,55 LG 5,98
6 ASUS 1,99 ASUS 1,31
7 Desconhecido 0,77 Desconhecido 0,44
8 Lenovo 0,33 Huawei 0,18
9 Huawei 0,29 Lenovo 0,14
10 Alcatel 0,17 Alcatel 0,6

O Moto G200 vai bem em jogos? Veja o vídeo e descubra

Fonte: StatCounter