Mais uma operação da Receita Federal foi bem sucedida no combate a pirataria. Em parceria com a Polícia Militar de Joaçaba, Santa Catarina, uma equipe conseguiu apreender um ônibus de turismo repleto de mercadorias estrangeiras na última terça-feira (24), na região de Chapecó/SC. O veículo vinha de Foz do Iguaçu, Paraná, local que faz divisa com o Paraguai e que inclusive já foi alvo de operações estratégicas no combate à importação de produtos falsos para o Brasil.

Receita apreende 146 celulares importados do Paraguai

Seguindo o protocolo da operação, a equipe solicitou que o ônibus parasse para fazer a devida verificação. Durante a abordagem, o que mais chamou a atenção da equipe foi a grande quantidade de aparelhos celulares portados pelos passageiros na parte superior do ônibus, alguns escondidos até dentro de calçados.

Toda mercadoria apreendida tinha um valor total de aproximadamente R$ 440 mil, com destaque para 146 celulares de última geração, que segundo a Receita, estavam prontos para serem comercializados no Brasil. Com isso, o veículo foi lacrado e encaminhado ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal.

O ônibus foi lacrado e apreendido pela equipe da Receita. (Imagem: Reprodução/Receita Federal)
O ônibus foi lacrado e apreendido pela equipe da Receita. (Imagem: Reprodução/Receita Federal)

As ações desta operação fazem parte da 9ª Região Fiscal da Receita Federal que se concentra entre os estados do Paraná e Santa Catarina, caminho muito utilizado pelos contrabandistas para trazer cargas de produtos falsificados para o país. Só neste ano, já foram apreendidos diversos tablets, notebooks e até cigarros. As ações mais recentes da Receita no Porto de Santos resultaram na apreensão de mais de 60 mil TV Box e mais de 140 celulares.

Fonte: Ministério da Economia