Durante o evento chamado "Evento de Lançamento de Tecnologia de Imagens do Futuro", a Oppo anunciou hoje diversas novidades relacionadas a câmeras. A principal revelação foi sem dúvidas a tecnologia de zoom óptico contínuo para celulares, onde ao contrário do que se usa nas teleobjetivas de periscópio, as peças da lente se movem na faixa de zoom equivalente a 85-200mm.

O anúncio deste novo sistema de zoom óptico contínuo está ainda em fase de protótipo. A Oppo é conhecida por demonstrar suas tecnologias de câmeras muito antes de implementá-las nos produtos do mercado. A empresa foi a primeira a demonstrar câmeras telefoto periscópicas e câmeras embaixo da tela, por exemplo.

Com o novo sistema de zoom, as imagens deverão ganhar uma nitidez maior, um recorte do ambiente melhor, entre outros pontos. A Vivo chegou a anunciar algo semelhante em seu celular conceito durante a Apex 2020, porém o alcance era muito limitado (aproximadamente 120mm-195mm). No módulo da Oppo temos o início de 85mm, uma distância focal comum para fotos retrato, tornando a câmera muito mais versátil.

Oppo demonstra lente com zoom ótico contínuo real para celulares

Sistema de zoom óptico contínuo da Oppo.
Sistema de zoom óptico contínuo da Oppo.

Segundo a Oppo, ao utilizar uma câmera com distâncias focais, o usuário terá um desempenho mais consistente em termos de cores e balanço de branco. Infelizmente ainda não se sabe quando veremos a tecnologia implementada nos celulares.

Estabilização de imagem aprimorada

Foi desenvolvido pela Oppo o que a empresa diz ser um sistema de estabilização 3 vezes melhor do que módulos de câmera OIS regulares. A tecnologia utiliza cinco eixos com técnicas de deslocamento de lente e sensor, além de dados de movimento do giroscópio do smartphone. Para que se tenha uma estabilização mais gradual, há um deslocamento da lente, onde o sensor também acompanha o movimento.

Sistema de estabilização de imagem aprimorada da Oppo.
Sistema de estabilização de imagem aprimorada da Oppo.

A previsão para que a novidade na estabilização de imagem seja aplicada é, segundo a companhia, até o primeiro trimestre de 2022.

Sensor de imagem com layout de subpixel RGBW

Por último, a Oppo anunciou um novo sensor de imagem que se utiliza de um layout de subpixel RGBW. Através dessa tecnologia, são adicionados subpixels brancos extras. Segundo a empresa, isso proporciona um aumento de 60% na sensibilidade à luz.

Sensor de imagem com layout de subpixel RGBW da Oppo.
Sensor de imagem com layout de subpixel RGBW da Oppo.