Recentemente a Oppo revelou uma nova tecnologia de câmera selfie sob o display. Segundo a fabricante chinesa de celulares, o sistema desenvolvido permite que se tenha bons resultados nas fotos "sem comprometer a integridade da tela". As soluções anteriormente demonstradas por outros fabricantes acabavam reduzindo a densidade de pixels na parte da tela onde a lente da câmera estava posicionada para permitir que a luz passe e chegue até o sensor de imagem. A solução encontrada para resolver este problema foi utilizar pixels menores para manter a mesma nitidez de 400 ppi do restante da área do display OLED.

Câmera sob a tela da Oppo

Segundo a Oppo, o usuário deverá notar que não há "quase nenhuma diferença visual entre a área onde está a câmera selfie e o resto da tela durante o uso diário, criando uma experiência visual muito mais envolvente". A empresa chegou a exibir a imagem de um protótipo de celular rodando um app de leitura de livros, o pior cenário possível para câmeras que ficam sob a tela devido ao fundo branco e o texto ser nítido.

Imagem de um protótipo de celular rodando um app de leitura de livros. Oppo
Imagem de um protótipo de celular rodando um app de leitura de livros. Oppo

Também foi revelada uma foto tirada com a câmera selfie mostrando a qualidade da imagem que o novo sistema é capaz de entregar.

Foto tirada com a câmera selfie mostrando a qualidade da imagem que o novo sistema. Fonte: Oppo
Foto tirada com a câmera selfie mostrando a qualidade da imagem que o novo sistema. Fonte: Oppo

Embora a imagem da foto acima pareça boa, temos de ter em mente de que o ambiente está bem iluminado. Além disso, é interessante salientar que embora se tenha alguns artefatos de cores em partes da imagem, o resultado é consideravelmente melhor do que a câmera sob a tela utilizada pelo celular ZTE Axon 20 5G.

Mesmo que a câmera apresentada pela Oppo seja melhor que o Axon 20 5G, a ZTE já possui um smartphone com a tecnologia no mercado e lançou nesta semana o Axon 30, que já possui o aprimoramento da tecnologia de câmera selfie sob a tela. De acordo com a ZTE, seu novo smartphone possui a mesma densidade de 400 ppi na área onde está a câmera, além de entregar uma melhor qualidade de imagem que o Axon 20.

A Oppo vem trabalhando na tecnologia de câmeras sob a tela há 2 anos, mas até o momento a empresa não chegou a lançar um celular que possua essa implementação. É difícil de dizer por enquanto o quão bom será o desempenho do sistema de câmeras sob a tela. Nos acompanhe para saber mais novidades sobre esta inovação que está chegando cada vez mais ao mercado de smartphones!