Recentemente a Google começou a enviar e-mails para os desenvolvedores de aplicativos que solicitam acesso amplo ao armazenamento de smartphones e tablets. Na mensagem é dito que a partir do dia 5 de maio os desenvolvedores deverão informar à Google o motivo pelo qual seus aplicativos solicitam acesso amplo ao armazenamento dos aparelhos. Caso não seja justificado, a empresa afirma que os aplicativos não terão permissão para disponibilizar atualizações voltadas para o Android 11.

Antes do surgimento do Android 11, os app tinham poder para solicitar amplo acesso ao armazenamento dos dispositivos mobile ao declarar em seu manifesto a permissão READ_EXTERNAL_STORAGE e perguntando ao usuário se poderia concedê-la. Ao final, muitos aplicativos nem chegavam a ter a necessidade real de realizar a leitura de todos os arquivos armazenados. Desta forma, a Google sentiu a necessidade de restringir as permissões adicionando o "Armazenamento com escopo" ao Android 11. Entretanto, para aqueles aplicativos que precisam de fato de acessar o armazenamento mais amplo, a Google incentivou a direcionar o Android 10 (API de nível 29) e fazer a solicitação de acesso ao armazenamento "legacy" pela declaração Manifesto.requestLegacyExternalStorage=true no manifesto.

O acesso legacy permite que os aplicativos tenham um acesso amplo ao armazenamento do dispositivo sem se sujeitar às restrições com escopo do Android 11. Entretanto, todos os apps voltados para o Android 11 (API de nível 30) e acima serão obrigados a passar pelas restrições de armazenamento com escopo e não poderão solicitar acesso legacy ao armazenamento do dispositivo. Os desenvolvedores deverão então solicitar uma nova permissão chamada MANAGE_EXTERNAL_STORAGE para ter amplo acesso de armazenamento.

Como funcionará o escopo de armazenamento no Android 11. Fonte: Google
Como funcionará o escopo de armazenamento no Android 11. Fonte: Google

Quando as exigências entraram em vigor

De acordo com o comunicado enviado pela Google aos desenvolvedores, a partir de novembro de 2021, todos os aplicativos e atualizações de apps enviados ao Google Play deverão ser direcionados ao Android 11.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!