Mesmo tendo sido lançado no final de 2019, o formato 360 Reality Audio, desenvolvido pela Sony, ainda continua limitado somente a alguns serviços de streaming (Deezer e Tidal) e dispositivos (Amazon Echo Studio). Entretanto, a tecnologia desenvolvida para se obter uma melhor separação e posicionamento de sons pode estar prestes a se tornar mais popular. Segundo o site xda-developers, análises do código do Android mostraram que a Google estaria trabalhando com a Sony para integrar o 360 Reality Audio ao sistema operacional mobile.

Nas análises de códigos mencionadas no site Android Open Source Project, é mencionado a adição de suporte para o formato MPEG-H 3D Audio, codec que permite que vocais, instrumentos e outros sons sejam colocados ao redor do ouvinte. Em outras partes, foi visto referências específicas ao 360 Reality Audio, além da fala de um engenheiro da Sony, Kei Murayama, dizendo:

"Este é um dos patches mencionados na reunião 'Suporte ao Android OS 360RA' entre o Google e a Sony."

Mesmo que o desenvolvimento desta nova capacidade do Android ainda esteja nos estágios iniciais, o suporte nativo do 360 Reality Audio tornaria mais fácil o processo para os desenvolvedores de apps Android integrarem a reprodução de áudio 3D aos programas.

Sony planeja levar o 360 Reality Audio para as massas

Esta parceria entre a Sony e a Google vai de encontro ao plano da japonesa de levar o formato 360 Reality Audio. Se isso realmente se tornar realidade, será um grande passo para o formato de áudio da Sony.

O que achou da notícia? Você já experimentou o 360 Reality da Sony? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!