Ao que parece, a Xiaomi não é a única empresa que está desenvolvendo uma tecnologia de carregamento sem fio pelo ar. Durante o MWC Shanghai 2021, a Oppo anunciou sua própria versão e visão sobre a tecnologia chamada de "Wireless Air Charging". Durante a apresentação, a empresa demonstrou a tecnologia através do celular dobravel Oppo X 2021.

Segundo a Oppo, sua tecnologia de carregamento sem fio utiliza ressonância magnética para transmitir até 7,5W de energia. O carregamento é ativado quando o celular está a 10cm da base. Entretanto, ao observar o "Mi Air Charge", da Xiaomi, percebe-se que não é um feito tão impressionante já que a tecnologia da Xiaomi consegue transferir 5W de potência mesmo estando a vários metros.

Confira o tweet do perfil oficial da Oppo revelando sua nova tecnologia de carregamento sem fio:

O carregamento sem fio não é uma novidade

Tanto a ressonância magnética quanto o carregamento sem fio baseado em RF não são uma novidade. Os membros da AirFuel Alliance têm tentado impulsionar este padrão de carregamento há quase uma década. Entretanto, por diversas razões, a indústria inda não havia sido convencida de que a próxima evolução seria o carregamento sem fio. Até o momento, a maioria das desenvolvedoras da tecnologia de transmissão de energia em fio estão presas ao carregamento por indução, pelo menos até que a Samsung ou a Apple façam algo.

Oppo faz parceria para aprimorar tecnologia de carregamento VOOC

Para tentar aprimorar sua tecnologia de carregamento, a Oppo realizou algumas parcerias como, por exemplo, com a chinesa FAW-Volkswagen. Recentemente, a Anker, conhecida empresa que desenvolve acessórios para celulares, lançou seu primeiro carregador e bateria portátil compatível com o VOOC (sistema de carregamento rápido desenvolvido pela Oppo).

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!