A série Huawei Mate 40 foi lançada recentemente já trazendo a EMUI 11 e agora chegou a hora da última iteração Android da empresa chegar a dispositivos mais antigos também.

O Mate 30 Pro 5G, lançado em 2019, parece que vai ser um dos primeiros a receber a atualização para a nova versão do software. No entanto, ainda não temos aqui o retorno do suporte oficial do Google.

Nem mesmo traz a versão mais recente do Android para o smartphone, a EMUI 11 segue baseada no Android 10. Claro que isso tem tudo a ver com o embargo imposto à empresa pelos EUA que já passa de 1 ano e meio, sem que fosse apresentada prova das acusações que o governo americano faz contra a Huawei.

Huawei Mate 30 Pro 5G
Huawei Mate 30 Pro 5G

Enfim, de volta à atualização. Ela traz uma interface de usuário mais enxuta, mais simples e mais limpa, mas isso não impede de vermos várias melhorias de usabilidade. Entre eles, o Smart Always-On Display que agora só é exibido quando você está olhando para o smartphone.

O suporte para multiplas janelas de aplicativos foi muito melhorado (agora permitindo aplicativos flutuantes na parte superior de multitarefa de painel duplo), as animações são muito mais suaves e muitos efeitos sutis também estão presentes para aprimorar a experiência do usuário.

A atualização traz também melhorias na privacidade do usuário, a capacidade de editar notas em vários dispositivos Huawei simultaneamente e um aplicativo tradutor integrado.

Mate 30 Pro - Especificações

Huawei Mate 30 Pro 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

A versão que que está sendo disponibilizada é a EMUI 11.0.0.145, que chega via OTA (Over the Air) como um download de 3,18GB. Como de costume, a atualização é liberada em estágios, então pode demorar um pouco antes que todas as unidades do Huawei Mate 30 Pro recebam a versão do sistema.