Talvez o Huawei Mate 40 seja um dos últimos smartphones com esta configuração devido aos problemas que a empresa vem enfrentando para obter peças fabricadas por companhias dos EUA. Os novos modelos Mate 40 Pro e do Mate 40 Pro + mostram um grande esforço por parte da Huawei para obter um excelente desempenho em termos de processamento e câmeras (atualmente consideradas as melhores pelo site de análises DXOMark).

Há grande semelhança entre o Mate 40 Pro e o Mate 40 Pro + e nota-se que o foco destes smartphones são suas câmeras. Assim como nos antecessores, o sistema de câmeras foi desenvolvido em parceria com a Leica.

A semelhança nas câmeras da versão Pro para a Pro + está no fato de ambas possuem uma lente principal, uma angular ultra-wide e uma telefoto (voltada para dar zoom). A diferença está na telefoto, onde o Pro possui um zoom óptico de 10x e digital de 50x enquanto a Pro + tem um zoom óptico de 20x e digital de 100x. Mesmo com estas diferenças, a equipe de analistas do DXOMark está impressionada com o desempenho das câmeras do Huawei Mate 40 Pro, que obteve uma pontuação de 136 (a maior já conseguida na história de analises do site).

Smartphone Huawei Mate 40 Pro e suas câmeras Leica. Fonte: Huawei
Smartphone Huawei Mate 40 Pro e suas câmeras Leica. Fonte: Huawei

Horizon Display e chipset Kirin 9000

Os dois novos smartphones topo de linha da Huawei possuem uma tela OLED de 6,76 polegadas nomeada de "Horizon Display". Este apelido foi dado devido aos 88° que a tela se curva nas laterais do aparelho. A taxa de atualização do display chega a 90Hz, oferecendo uma imagem fluida, suave.

Indo para o interior dos celulares, há um processador Kirin 9000 que possui uma litografia de 5nm, considerado o mais poderoso com 5G da fabricante chinesa. Sua bateria tem suporte a tecnologia de carregamento rápido SuperCharge e é capaz de chegar a 66W via cabo e 50W sem fio.

Caso o usuário do telefone queira, há ainda a opção de utilizar uma caneta chamada "m-Pen 2", que é vendida separadamente.

EMUI 11 e HMS

Durante o lançamento do Mate 40 Pro e Mate 40 Pro +, a Huawei anunciou a EMUI 11, uma interface baseada no sistema operacional Android. Segundo a empresa, houve o aprimoramento da privacidade no novo SO, além de ganhar uma interface mais intuitiva. Infelizmente a Huawei continua sem suporte aos serviços e apps do Google, como a Play Store e aplicativos como YouTube e Gmail, embora não seja impossível utilizá-los.

O EMUI 11 possui integração com o HMS (Huawei Mobile Services), que substitui o Google Mobile Services.

Lançamento e disponibilidade

O Huawei Mate 40 Pro será lançado no dia 12 de novembro nas cores Mystic Silver e Black peço preço de €1.119,99.