Você já passou, alguma vez, por uma situação em que precisava acessar ou pesquisar uma informação urgente em seu celular, e o mesmo demorava muito para abrir/carregar o aplicativo? Ou até mesmo, recebeu aquela mensagem chata de que está ficando sem espaço no seu celular?

Uma das soluções viáveis e que pode resolver esses problemas, de forma simples e rápida, sem precisar levar o aparelho em uma assistência, vem a ser a limpeza da memória cache do seu celular. Mas como fazer isso? Neste artigo te ensinaremos a limpar o cache do sistema e/ou dos aplicativos do seu celular Android.

Afinal de contas, o que vem a ser a memoria cache?

A medida em que você utiliza um celular (ou até mesmo um computador), o sistema do aparelho vai gerando arquivos temporários. A memória cache vem a ser o local no qual ficam armazenados esses arquivos provisórios. Essa memória é importante pois, sempre que necessário, você pode pode acessar essas informaçoes de forma rápida, agilizando assim, a execução dos aplicativos.

Podem ser citados como exemplos de arquivos guardados, os fragmentos e informações de sites que você visita com assiduidade. Como essas informações ficam retidas na memória cache do aparelho, quando você precisa acessá-las novamente, o sistema executa essa operação de forma mais rápida.

Quando limpar a memória cache?

Ao passo em que vão sendo usados os aplicativos em seu Android, o cache e as informações vão se acumulando na memória do aparelho. Isso, faz com que o seu cache tome um maior espaço de memória no seu celular.

Dessa forma, além de diminuir o espaço que você tem para salvar e armazenar outros arquivos em seu Android, o sistema acaba ficando mais lento, fazendo assim, com que você demore mais a conseguir acessar algum aplicativo. Além disso, alguns aplicativos podem começar a travar constantemente. Esses são sinais de que a memória cache do seu aparelho possa estar precisando ser limpa.

Vale frisar aqui, que esse processo deve ser realizado apenas em Android e computadores, já que celulares da marca Iphone possuem uma limpeza automática e periódica do cache do aparelho.

Como limpar a memória cache do seu Android?

Agora que você já sabe o que é uma memória cache, e quais os sinais que demonstram que ela pode estar ocupando grande espaço em seu aparelho celular, segue abaixo um passo a passo de como realizar o procedimento de limpeza de toda a memória cache do seu Android.

Ao final, também é citada a opção de limpeza de cache de apenas um aplicativo - caso você não deseje apagar a memória cache completa do aparelho.

Como limpar a memória cache de todos os aplicativos no Android

1 - Em seu aparelho, acesse as Configurações;

2 - Clique em Meu dispositivo;

3 - Abra a opção Armazenamento;

4 - Clique em Dados em cache;

5 - Aparecerá uma mensagem questionando se você realmente deseja limpar a memória cache;

6 - Selecione OK na mensagem e pronto, a memória cache do seu celular foi zerada.

Configurações > Meu Dispositivo > Dados em Cachê > OK.
Configurações > Meu Dispositivo > Dados em Cache > OK.

Como limpar a memória cache de apenas alguns aplicativos do Android

1 - Ao abrir as Configurações, clique em Apps;

2 - Em seguida, clique em Gerenciar apps;

3 - Escolha o aplicativo que você deseja limpar o cache (aqui usaremos de exemplo o Chrome)

4 - Clique em Armazenamento;

5 - Aperte em Limpar dados;

Configurações > Apps > Gerenciar Apps > App > Limpar dados.
Configurações > Apps > Gerenciar Apps > App > Limpar dados.

6 - Selecione a opção Limpar cache e dê um ok.

Limpar dados > Limpar Cachê > OK.
Limpar dados > Limpar Cache > OK.

Após esse procedimento, certamente o seu smartphone ficará mais rápido e você conseguirá usá-lo de uma forma mais agradável.