Em 1 de setembro, a ZTE lançará o primeiro smartphone do mundo com câmera frontal sob a tela: Axon 20 5G. Outras empresas, como Oppo e Xiaomi, por exemplo, também estão trabalhando em uma tecnologia semelhante, mas elas ainda não divulgaram quando um aparelho com esse recurso chegará ao mercado.

Outra fabricante que vem apostando nessa tecnologia é a chinesa TCL, conforme revelado por meio de uma patente que apareceu na web alguns meses atrás. No entanto, parece que a empresa pretende ir além nesse sentido, escondendo não apenas a câmera frontal, mas também os sensores traseiros.

Isso porque uma nova patente da TCL, compartilhada pelo pessoal do LetsGoDigital, mostra um smartphone sem nenhuma câmera visível. A imagem deixa bem claro que, além de não existir qualquer tipo de notch ou "furo" na tela, dado que o sensor foi colocado por baixo, a parte traseira do aparelho também é completamente "limpa", sem nenhum módulo aparente.

No entanto, ao contrário de outros modelos, a parte superior é significativamente mais grossa, algo que pode ter relação com o fato de não existir qualquer câmera visível. A patente não possui uma descrição que revele muitos detalhes, mas existe uma teoria: é possível que a TCL esteja usando uma tecnologia semelhante ao que vimos no OnePlus Concept One.

Para quem não conhece, este smartphone possui um vidro eletrocrômico na traseira, podendo se tornar transparente quando as câmeras são acionadas e se "apagando" quando os sensores não estão em uso.

É bom lembrar que estamos falando de uma patente, ou seja, teremos que aguardar para sabermos se um smartphone como esse chegará ao mercado algum dia ou se o projeto ficará apenas no papel.