Nas últimas semanas, surgiram diversos vazamentos à respeito da linha Mate 40, que revelaram detalhes sobre a tela e sensores fotográficos dos próximos flagships da Huawei. Agora, através de sua conta no Weibo, o leaker "Changan Digital Jun" revelou que o Mate 40 não será lançado com câmera frontal sob a tela, uma característica que vinha sendo mencionada em alguns rumores.

O leaker disse que, após conseguir por as mãos em um protótipo deste aparelho, foi possível constatar que ele não terá essa novidade. Se pararmos para pensar, o fato da Huawei não ter implementado a tecnologia de câmera frontal sob a tela não é algo totalmente ruim, dado que estamos falando de uma função nova e que, consequentemente, pode causar problemas no futuro.

Leaker afirma que Huawei Mate 40 não terá câmera frontal sob a tela

A Visionox já revelou alguns exemplos e protótipos dessa tecnologia, afirmando que pretende iniciar a produção em massa neste ano. No entanto, ela ainda não entrega um desempenho semelhante (ou superior) as câmeras frontais comuns, sendo uma opção viável apenas para aumentar a relação tela-corpo, pois sumiria com qualquer notch em gota ou "furo". Ainda assim, um sensor retrátil (que é mais barato e seguro) consegue desempenhar esse papel sem problemas, mantendo um ótimo aproveitamento.

O que esperar da linha Mate 40

Ao que tudo indica, a linha Mate 40 será lançada com processador Kirin 1000 de 5nm, sendo o primeiro chipset do mundo com essa litografia. Considerando que o Kirin 990 5G usa a arquitetura Cortex A76, especula-se que este novo processador chegará ao mercado com Cortex A77/A78, enquanto que a GPU será a Mali G77/G78.

No departamento de câmeras, vazamentos apontam que os próximos flagships da Huawei terão um sensor principal de 108MP, mas ao contrário dos modelos disponíveis no mercado com essa resolução, a empresa deve usar uma lente 9P com filtro de cores RYYB e diversos ajustes e otimizações importantes.

Ainda não há informações precisas sobre quando a linha Mate 40 chegará ao mercado, mas especula-se que isso acontecerá em algum momento de outubro.