O Galaxy S9 e S9+ estão recebendo uma atualização de software muito importante: trata-se da OneUI 2.1, nova versão da interface proprietária da Samsung que estreou na linha Galaxy S20. Curiosamente, a liberação ocorre quase uma semana após a chegada do mesmo update no Galaxy Note 9.

No momento, a OneUI 2.1 pode ser baixada via OTA apenas na Coreia do Sul e Alemanha, entregando o firmware "G96xNKSU3ETF4" e "G96xFXXU9ETF5", respectivamente. Porém, se nenhum erro for detectado pela empresa durante a fase inicial de distribuição, um lançamento mais amplo atingindo outros países deve acontecer nos próximos dias ou semanas.

Além da nova interface, a gigante sul-coreana também inseriu o patch de segurança de junho, que traz uma séries de correções para tornar o sistema operacional mais seguro contra ataques e invasões.

Novidades da OneUI 2.1 no Galaxy S9 e S9+

É bastante provável que essa seja a última grande atualização do Galaxy S9 e S9+, dado que a Samsung já entregou duas versões do Android, cumprindo assim sua política de atualizações. No entanto, graças a OneUI 2.1, ambos passam a oferecer diversas novidades interessantes.

Os flagships de 2018 entregam novas opções de compartilhamento, como o "Quick Share", que permite compartilhar arquivos e mídias entre smartphones Galaxy apenas com um toque, bem como o "Music Share", que oferece a possibilidade de compartilhar a conexão Bluetooth com outros dispositivos.

Galaxy S9

O aplicativo de câmera agora contém novos modos, dentre eles o "Single Take", que captura uma série de fotos e vídeos de até 10 segundos quando o usuário toca no botão do obturador. A Samsung também adicionou o modo Pro na gravação de vídeos e os "Meus Filtros", que permiter salvar cores e estilos de suas fotos favoritas para criar filtros personalizados.

A atualização também entrega um aplicativo que coloca todos os recursos de realidada aumentada, como AR Emoji e AR Doodle, em um só lugar. O teclado da Samsung foi aprimorado, oferecendo a opção de tradução multilíngue e atalhos para desfazer/refazer textos, enquanto que a galeria de fotos obtém uma nova ferramenta de corte rápido e agrupamento de imagens semelhantes.