Sabemos que existe uma certa discussão com relação ao Exynos 990 e Snapdragon 865, chipsets que equipam os modelos da linha Galaxy S20. Diversos testes já mostraram que o processador da Qualcomm possui um desempenho superior, apesar da própria Samsung afirmar que não.

No entanto, a história seria diferente se comparássemos o Exynos 990 com um chipset intermediário? Aparentemente não, pois um canal no Youtube resolveu testar o desempenho em jogos do Galaxy S20+ contra o Redmi Note 8 Pro, intermediário lançado em 2019 com processador MediaTek Helio G90T. Surpreendentemente, o aparelho da Xiaomi registrou números melhores.

Quais foram os resultados?

Como podemos notar no gráfico abaixo, tanto o Galaxy S20+ quanto o Redmi Note 8 Pro conseguiram rodar PUBG Mobile na qualidade máxima, ou seja, em 60fps. No entanto, o chipset da MediaTek foi capaz de manter uma taxa de quadros por segundo mais estável que o Exynos 990.

Após 30 minutos de jogo, o topo de linha da Samsung começou a perder fluidez, variando de 40 a 50fps, enquanto que o intermediário da Xiaomi registrou entre 57 e 60fps. É bastante provável que essa instabilidade apresentada pelo Exynos 990 esteja relacionada ao aumento de temperatura durante jogos e aplicativos mais pesados, algo que vem sendo relatado pelos usuários há algumas semanas.

Redmi Note 8 Pro (acima) e Galaxy S20+ (abaixo)
Redmi Note 8 Pro (gráfico superior) e Galaxy S20+ (gráfico inferior).

Quando falamos do consumo de energia, os resultados não foram tão absurdos, mas ainda assim o Redmi Note 8 Pro levou uma certa vantagem. Durante os mesmos 30 minutos, o Galaxy S20+ consumiu 13% de bateria, enquanto que o aparelho da Xiaomi gastou apenas 10%.

Em teoria, o Exynos 990 deveria ser superior ao Helio G90T, afinal, estamos falando do melhor processador da Samsung no momento. No entanto, esse novo teste só comprova aquilo que a gigante sul-coreana não quer admitir: as variantes com chipsets próprios são menos potentes e consomem mais energia que os modelos com Snapdragon 865, chegando à perder até mesmo para smartphones intermediários.

Lembrando que todos os modelos da linha Galaxy S20 já estão disponíveis no Brasil. Apesar de trazerem o Exynos 990, eles ainda continuam sendo ótimos smartphones, principalmente o Galaxy S20 Ultra, que entrega uma câmera de 108MP.