Já falamos aqui sobre a saga dos processadores Exynos versus Snapdragon e, ainda, sabemos que independente da chegada de um nome processador da Samsung, a empresa seguirá usando o Snapdragon em alguns mercados.

Agora, rumores apontam para a possível chegada de uma variante do Galaxy Note 20, com processador que é uma versão aprimorada do Exynos 990. E a Samsung pontua que o novo processador deve ser ligeiramente mais rápido que o Qualcomm Snapdragon 865.

Enfim, enquanto usuários, não temos como controlar que processador a Samsung coloca em seus smartphones, nem fazendo petições e nem compartilhando vídeos que mostrem a superioridade da Qualcomm.

Contudo, a busca por melhorias em performance e eficiência energética mostra que a Samsung de certa forma escuta sim as reclamações de seus usuários e, não está nem um pouco interessada em incluir um processador que não é seu em topos de linha em todos os mercados só para o usuário poder instalar a versão da GCam mais atual.

Galaxy Note 20 (render não oficial)
Galaxy Note 20 (render não oficial)

Mesmo passando a comercializar unidades com processadores da Qualcomm em sua terra mãe, a Coréia do Sul. Então passa a fazer sentido, que a empresa esteja aprimorando seu Exynos 990 e pense em incluir tal versão no topo dos topos de linha da empresa.

A Samsung trará o processador como Exynos 992 em processo de 6nm diferente do Exynos 990 de 7 nm, tendo logo de início uma redução de consumo de energia. Além disso, rumores apontam para que o desempenho do Exynos 992 pode estar entre um e três por cento acima do Snapdragon 865.

Se isso for verdade pode ser que faça sentido a Samsung reconsiderar o uso de seu próprio processador na Coréia do Sul ao invés dos processadores da Qualcomm. No entanto, isso também pode ser devido ao fato do Snapdragon 865+ da Qualcomm, originalmente planejado para chegar no terceiro trimestre de 2020, sofrer algum tipo de atraso em seu lançamento e não estar disponível para equipar a linha Galaxy Note 20.

Ano passado a Samsung usou o Exynos 9825 no Galaxy Note 10. Enquanto o Galaxy S10 chegou com o Exynos 9820. E sua variante chegou com Snapdragon 855 e não 855+. A Samsung então pode também seguir essa linha para o Galaxy Note 20.