Huawei e Samsung já possuem smartphones dobráveis disponíveis no mercado, mas o mesmo não pode ser dito da Xiaomi. No entanto, isso não significa que a empresa pretende deixar esse segmento de lado, muito pelo contrário, dado que ela já registrou patentes que mostraram detalhes à respeito do seu primeiro dobrável.

Agora, tendo como base um documento registrado em novembro de 2019, o designer Waqar Khan em parceria com o site WindowsUnited publicaram renderizações deste aparelho, deixando bem claro que ele terá um design muito semelhante ao do Motorola RAZR 2019.

Olhando as imagens, podemos notar que o dispositivo possui um pequeno display na parte externa, que possivelmente será usado para exibir às horas e notificações. Quando aberto, vemos uma tela com bordas laterais e inferiores consideravelmente finas, exceto pela moldura superior que é mais grossa para abrigar os sensores, alto-falante para chamadas e câmera frontal.

De acordo com informações vazadas recentes, é bastante provável que a Xiaomi realmente adotará esse tipo de design no seu primeiro smartphone dobrável. Segundo um relatório publicado pela ZDNet Korea, citando especialistas da indústria de componentes eletrônicos, a fabricante chinesa já realizou pedidos de displays OLED flexíveis do tipo "concha" para a Samsung. Portanto, tudo indica que o aparelho já esteja em desenvolvimento.

Imagem da galeria
Imagem da galeria
Imagem da galeria

Infelizmente, ainda não há informações sobre especificações e recursos, mas espera-se que a Xiaomi inicie a produção em massa deste dispositivo no segundo semestre deste ano. No momento, o aparelho mais semelhante à um dobrável lançado pela empresa foi o Mi Mix Alpha, que entrega uma tela que cobre todo o seu corpo. Ainda assim, ele pode ser considerado apenas um conceito, dado que suas vendas não foram iniciadas.

Especificações do Xiaomi Mi Mix Alpha:

Este aparelho possui uma tela Super AMOLED flexível de 7,92" com resolução de 2250 x 2088 pixels. Por dentro, temos o processador Snapdragon 855+, 12GB de RAM e 512GB de armazenamento UFS 3.0.

No departamento de câmeras, existem três sensores na traseira, sendo o principal de 108MP, o secundário telefoto de 12MP com zoom óptico de 2x, e o terciário grande angular de 20MP. Não há câmera frontal, dado que as câmeras principais são usadas para capturar as selfies.

Para manter o dispositivo ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 4.050 mAh com carregamento rápido de 40W, enquanto que em software, a MIUI 11 baseada no Android 10 vem instalada de fábrica.

Xiaomi Mi Mix Alpha - Veja aqui a ficha técnica completa