Com a chegada dos novos smartphones da série P40, a Huawei apresentou seu novo assistente digital, Celia, que usa inteligência artificial para simplificar a vida do usuário.

O novo assistente digital é concorrente direto do Assistente do Google e a Siri da Apple. E são muito semelhantes na realidade, visto que ele usa o software do ecossistema da própria empresa.

Com o comando de voz "Ei, Celia", o usuário pode ativar o assistente, que pode fazer uma chamada, definir alarmes ou ler notificações. Além disso, também identificará objetos nas fotografias e descobrirá até onde eles podem ser comprados.

Com o Celia, também poderemos organizar eventos com os contatos da lista telefônica, fazer chamadas para uma pessoa na lista de contatos e até contar calorias apontando a câmera para um prato de comida.

Com o Celia é possível agendar reuniões, efetuar ligações, ativar alarmes, verificar calorias de alimentos e até comprar produtos
Com o Celia é possível agendar reuniões, efetuar ligações, ativar alarmes, verificar calorias de alimentos e até comprar produtos

Celia também tem acesso a música e compras. Podemos pedir ao assistente de voz para tocar a próxima música, assim como pedir que ele compre o que aparece na tela.

No passado, os smartphones da Huawei ofereciam inteligência artificial para identificar objetos. Agora, com o Celia, podemos ativar esta opção por voz. O Celia também terá permissão para ativar algumas funções adicionais do sistema da Huawei.

A chegada do assistente digital Celia aos dispositivos Huawei fora da China chegará através de uma atualização. Também é importante observar que sua introdução não se limitará a nova série recém lançada, P40.

O assistente também chegará para outros dispositivos Huawei. Embora a empresa não tenha fornecido uma data para que isso ocorra. Segundo a empresa, "a identidade da voz é armazenada em uma área segura do dispositivo. E não será enviado para a nuvem".

Da mesma forma, a empresa explica que o Celia foi certificado pelo Selo Europeu de Privacidade para conformidade com o GDPR. Juntamente com o novo assistente digital, a Huawei apresentou seu sistema operacional EMUI 10.1 atualizado, que estará presente nos novos smartphones da série P40. O sistema operacional mais recente apresenta novos temas e elementos 3D para a tela quando em espera e muitas outras funções.