Muitos de vocês já devem saber que o Sistema Único de Saúde (SUS) liberou um aplicativo para os dispositivos móveis, mas talvez você não saiba como baixar e utilizar o aplicativo, então trouxemos um tutorial para ajudá-lo a manter você e sua família protegidos contra o COVID-19.

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS, então você poderá baixá-lo independentemente da plataforma que utilizar no seu dia a dia. Vamos começar o tutorial pelos dispositivos Android.

Android

Abra a PlayStore

Para baixar o aplicativo do SUS é necessário acessar a Play Store diretamente em seu celular, basta ir no menu de aplicativos e localizá-lo, ou se preferir ir para a barra de pesquisa de aplicativos e digitar "Play Store" que você vai achá-lo fácilmente, o ícone é bem parecido com o da imagem abaixo.

Procure pela Play Store
Procure pela Play Store

Pesquise por SUS

Por causa de pessoas com más intenções, vários aplicativos falsos foram postos na Play Store, aplicativos que roubavam dados das pessoas que os instalavam, e por causa disso a Google decidiu não mostrar nenhum resultado quando pesquisamos "Corona" ou "Corona Vírus", então iremos pesquisar somente por SUS.

O aplicativo está marcado em vermelho
O aplicativo está marcado em vermelho

A imagem acima mostra qual dos aplicativos do governo brasileiro é dedicado ao Corona Vírus, clique nele e selecione a opção "Instalar". Após o mesmo terminar de baixar e instalar em seu celular, clique em Abrir para entrar no aplicativo.

Dispositivos Apple (iOS / iPad OS)

Abra a App Store

As instruções para instalar o aplicativo em dispositivos que usam o sistema da Apple são bem parecidas com as do Android. Vá em seus aplicativos e procure pela App Store, bastá abri-lá e já vamos diretamente para o próximo passo.

Encontre a App Store em seu dispositivo
Encontre a App Store em seu dispositivo

Pesquise por Corona

Na App Store a entrada de aplicativos maliciosos é um pouco mais dificultada e por causa disso não há restrição na barra de procura na mesma. Basta pesquisar diretamente por "Corona" que o primeiro aplicativo da lista provavelmente será o correto, se caso não seja basta procurar pelo mesmo mostrado abaixo.

Encontre o App Coronavírus - SUS
Encontre o App Coronavírus - SUS

Após achá-lo, toque na imagem que isso irá lhe colocar na página do aplicativo. Aí basta somente tocar a pequena núvem com uma seta para baixo para fazer o download do aplicativo. Lembrando que a Apple pede a confirmação de download por biometria e/ou senha, então é necessário inserir o seu método de desbloqueio para poder efetuar o download. Após baixado, clique em Abrir para entrar no aplicativo.

Toque na núvem com uma seta para baixo para fazer o download
Toque na núvem com uma seta para baixo para fazer o download

Como utilizar

A partir daqui o tutorial é exatamente igual tanto para Android quanto para iOS, então iremos juntar para o post ficar mais fácil de entender.

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você é cumprimentado com o botão "Acesse o App" na parte debaixo e em cima 2 telas que você pode rolar, elas dão algumas considerações sobre o uso e o objetivo do aplicativo.

Toque em "Acesse o App"

Ao tocar nesta opção você será apresentado com os termos de uso do aplicativo. É recomendado que você leia tudo e depois clique em aceitar se caso estiver de acordo com todos os termos.

Dê as permissões

O aplicativo também irá pedir por sua localização, ele faz isso para poder ver onde você está localizado e poder lhe direcionar para a unidade de atendimento de saúde mais próxima de sua localização, pode ser extremamente útil caso você necessite de um atendimento rápido.

Algumas permissões são necessárias para o aplicativo funcionar corretamente
Algumas permissões são necessárias para o aplicativo funcionar corretamente

Utilização e funções

Após isso já podemos começar a utilizar o aplicativo com o objetivo que ele foi desenvolvido: lhe dar dicas de prevenção e cuidados para com o vírus, as últimas notícias relacionadas ao mesmo, um mapa mostrando todos os postos de saúdes que realizam atendimento dentro da sua área de visão e também uma pequena enquete para auxiliar caso você esteja se sentindo bem ou mal.

Essa é a tela inicial do aplicativo
Essa é a tela inicial do aplicativo

Se você selecionar a opção "Estou me sentindo mal" o aplicativo lhe redirecionará para uma auto-avaliação que é feita por meio de sintomas e também sobre casos de contato próximo a pessoas suspeitas e/ou confirmadas de possuírem contágio do novo COVID-19.

Você pode fazer um auto-diagnóstico diretamente no aplicativo
Você pode fazer um auto-diagnóstico diretamente no aplicativo

Realizar a auto-avaliação antes de direcionar-se a um hospital é de grande ajuda aos serviços de atendimento hospitalar, já que ajuda a controlar a quantidade de pessoas circulando o ambiente - lembre-se, quanto menos pessoas reunidas melhor - e a amenizar o uso de leitos hospitalares, deixando-os vagos para pessoas que realmente necessitem dos mesmos.

Na seção de dicas do aplicativo há vários artigos que ensinam informações super importantes sobre a doença, como: Como se previnir? Quais os sintomas? Quais os métodos de prevenção?

A parte de dicas ajuda a prevenir e permanecer saudável diante da doença
A parte de dicas ajuda a prevenir e permanecer saudável diante da doença

Se você tem alguma dúvida sobre o mesmo, ali é um dos melhores lugares para se tirar informações, com fontes oficiais e que auxiliam na redução do contágio e também a manter as pessoas mais calmas diante da epidemia.

Na última aba temos algumas notícias nacionais sobre o progresso da situação até o momento, infelizmente a mesma não aparenta estar funcionando no momento pois não conseguimos carregar nenhuma notícia.