A Samsung apresentou a linha Galaxy S20 em 11 de fevereiro, mas durante o evento de lançamento, a empresa deixou de fora um recurso que vem embarcado em todos os três modelos. Felizmente agora sabemos do que se trata.

Em um comunicado oficial, a gigante sul-coreana disse que seus novos smartphones topos de linha trazem um chip de segurança especial chamado "Secure Element". De acordo com a Samsung, essa solução de segurança é uma mistura de hardware (chip S3K250AF) e software otimizado, podendo ser usado em dispositivos móveis com certificação CC EAL (Common Criteria Evaluation Assurance Level).

A empresa afirma que o chip é um "cofre resistente a violações que armazena dados confidenciais dos usuários, como PINs, senhas e credenciais de criptomoeda", fazendo com que não seja preciso salvar dados sensíveis no próprio armazenamento interno do smartphone.

O

Esse componente também possui contramedidas extras para se defender de ataques hackers, como aqueles que usam engenharia reversa e falhas de energia, por exemplo, dificultando bastante o acesso ou a cópia de dados confidenciais do usuário.

O "Secure Element" já teve sua produção em massa iniciada, sendo até então exclusivo da linha Galaxy S20. No entanto, espera-se que ele apareça em mais smartphones da Samsung ou até mesmo de outras fabricantes.

Se pararmos para pensar, a solução de segurança da gigante sul-coreana é semelhante ao chip Titan-M do Google, que foi inserido na linha Pixel 3 e 4. Portanto, fica bem claro que essas empresas estão preocupadas com a segurança de seus clientes, oferecendo medidas extras para impedir que os dados sejam acessados por pessoas mal intencionadas.

Via