No início desta semana, o Google anunciou uma novidade para seus aplicativos Google Maps e Google Assistente. Trata-se de um evento especial feito para o Carnaval 2020 no Brasil, onde os usuários terão informações como a localização de blocos de rua mais próximos e alertas em tempo real de ruas interditadas durante as festividades. Haverá também o auxílio do assistente virtual de voz para denunciar abusos, fornecendo até o número dos telefones da Central de Atendimento à Mulher e Polícia Militar, caso seja necessário.

Neste Carnaval 2020 o Google Maps informará sobre mais de 3000 mil blocos

Em outros anos o Google também chegou a trazer funcionalidades extras para o período festivo. A melhoria deste ano será uma melhor cobertura do Carnaval, fornecendo informações sobre os blocos do Rio de Janeiro e São Paulo, que somados são mais de 3 mil. Caso a pessoa queira conferir mais informações sobre os desfiles, ela só precisará falar "Ok Google, falar com blocos de rua".

As cidades comtempladas com a funcionalidade de informações em tempo real sobre as vias que estarão fechadas no Carnaval 2020 serão: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Será possível também conferir as alterações dos horários e trajetos das linhas de ônibus nestes municípios. Desta forma se economizará tempo tanto para quem está se deslocando quanto para quem irá organizar as festas.

Google Maps mostrando o Carnaval no Rio de Janeiro. Fonte: GoogleMaps
Google Maps mostrando o Carnaval no Rio de Janeiro. Fonte: GoogleMaps

O Google Assistente não servirá somente para denúncias de assédio sexual, mas também para responder a perguntas e ordens como:

  • Você gosta de Carnaval?
  • Bebeu água?
  • Quais são seus planos para o Carnaval?
  • Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
  • Crie um enredo de escola de samba.
  • Crie um nome de bloco de Carnaval.
  • Me dá uma dica de fantasia para o Carnaval?
  • E se o crush não me quiser?

O que achou das novidades sobre o Carnaval 2020 no Google Maps e Google Assistente? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!