Durante a IFA 2019, no final do ano passado, foi anunciado o Ambient Mod para os smartphones Android. Na ocasião, os primeiros telefones a estrear a funcionalidade foram os aparelhos da Nokia e da Lenovo. Agora, a OnePlus, anunciou que também disponibilizará nos próximos dias o "modo ambiente" do Google Assistente, que torna a tela dos celulares inteligente.

O Modo Ambiente mostra de forma inteligente informações e sugestões proativas na tela

O Modo Ambiente, consiste em mostrar de forma inteligente na tela dos smartphones informações e sugestões proativas como, por exemplo, clima, atividades da sua agenda, opções de entretenimento, lembretes e mais. Esta é uma funcionalidade implementada no aplicativo já existente e integrado aos celulares Android, o Google Assistente. A ferramenta também é capaz de transformar o telefone em uma porta retrato digital ou uma interface para controlar gadgets domésticos inteligentes, que se conectam a internet e permitem serem controlados a partir do OnePlus, ou outro aparelho com esta função.

O ambient mode é capaz de realizar a função de um smart display ou pixel stand, onde a tela de bloqueio do celular exibe o horário com números grandes ou uma apresentação de fotos em formato de apresentação de slides. Logo abaixo são exibidas as notificações dos aplicativos, afazeres da sua agenda, sugestões para entretenimento, lembretes e mais. Por último há os comandos para dispositivos domésticos inteligentes como lâmpadas, players de música, ar condicionado, etc., e um atalho para o Google Assistente.

Modo Ambiente no Google Assistente. Fonte: Android (YouTube)
Modo Ambiente no Google Assistente. Fonte: Android (YouTube)

Nova funcionalidade poderá levar até uma semana para chegar para todos

De acordo com a OnePlus, o lançamento da nova funcionalidade poderá levar até uma semana e abrange desde o OnePlus 3 até os modelos mais recentes. Quando a ferramenta estiver disponível, você notará que haverá uma notificação para configurar o recurso disponibilizado pelo Google Assistente enquanto o seu celular estiver carretando. É possível ativar o modo ambiente de forma manual também, acessando o app Google > Mais> Configurações> Google Assistente> selecione a aba Assistente> Dispositivos (telefone).

É importante salientar que para utilizar o Ambient Mode, é necessário que o smartphone possua pelo menos o Android 8 Oreo ou superior. Confira abaixo um vídeo mostrando a nova funcionalidade em ação:

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: 9to5google