Informamos hoje que a Apple pode ter problemas com remessas inteiras de iPhone por conta do fechamento das linhas de produção na China, agora parece que a Asus também pode estar começando a ser afetada pela mesma razão.

A Asus Índia emitiu uma nota informando que "a cadeia de suprimentos foi interrompida devido à situação geral na Ásia", o que causará uma escassez temporária do ROG Phone II. É óbivo que o motivo aqui é o mesmo, o Coronavírus.

A declaração dizia que a Asustek trabalhará para garantir um rápido retorno de produção. Contudo não está claro se isso afetará particularmente as vendas do Rog Phone II na Índia, ou também em outros mercados. Fontes informaram que em alguns lugares na Índia ainda é possível encontrar unidades do smartphone gamer da Asus.

A declaração da Asus foi emitida após o surto do coronavírus chinês, mas não está claro se a "descontinuação" estava relacionada ao surto do vírus. Tudo leva a crer que sim.

Assim como as fábricas, no site oficial da Apple China por exemplo, existe a informação que, com base em considerações recentes de saúde pública e prevenção, a partir de agora até as 24:00 de 9 de fevereiro, a loja da Apple Store será temporariamente fechada.

Tudo indica que o fechamento das fábricas pode estar causando atrasos em muitas entregas que já estavam programadas e por questões já levantadas aqui antes, sobre o Coronavírus, isso começa a causar problemas nos cronogramas de fornecimento de dispositivos em algumas regiões.

Vale lembrar que a Xiaomi manteve a data de lançamento do Mi 10 para o próximo dia 13, porém o evento será on-line, o evento presencial não será realizado.

[Atualização] Em contato com a assessoria de imprensa da Asus Brasil obtivemos a seguinte resposta.

"Para o Brasil, nós, em nome da ASUS, gostaríamos de informar que os aparelhos ROG Phone II vendidos aqui, também são montados no país e a linha de produção, hoje, já está bem abastecida. Sendo assim, não há possibilidade de comprometimento da linha ROG no Brasil."