Conhecem aquela máxima que diz "o bom mesmo é aprender com o erro dos outros"?! Pois é, parece que a Motorola não lembrou dos maus bocados que a Samsung passou no ano de 2019 com seu smartphone dobrável.

Aliás, até lembrou, afinal adiou o lançamento oficial do Motorola Razr por duas vezes, uma por conta da demanda acima do esperado e outra, bem, não sabemos o motivo do segundo adiamento.

A pré-venda que se iniciou dia 26 de fevereiro ainda segue podendo ser realizada, contudo, agora, dias antes de chegar às mãos de seus felizes usuários, dois vídeos exibidos em duas contas distintas no Twitter parecem trazer notícias não tão boas assim.

Principalmente depois da própria Motorola lançar uma série de vídeos em seu canal oficial falando sobre o produto e principalmente os cuidados que se deve ter com o Moto Razr.

As notícias da dobradiça barulhenta foram relatadas pela primeira vez por Max Weinbach, do XDA, que visitou um ponto de venda para ver o dispositivo.

E depois foi confirmado por Nirave Gondhia, do TechnoBuffalo, que acabara de receber seu dispositivo pessoal.

Enquanto ambas as unidades exibem ruídos quando a dobradiça é aberta ou fechada, há uma diferença entre os dois sons. No momento, não está claro se esse é um problema generalizado ou se são apenas nesses lotes iniciais. De qualquer forma, Nirave comenta que o ruído apareceu depois de um dia de uso. Entendo que assim que ele iniciou o uso do smartphone dobrável da Motorola o ruído era inexistente mas logo apareceu.

Algo que é certo é que, com um custo de US$1.499, o Moto Razr não é exatamente barato, especialmente quando você considera suas especificações de intermediário e a bateria relativamente pequena. Como tal, a única coisa que você esperaria, seria ver uma qualidade de construção primorosa.

O ano de 2019 deveria ser o ano do smartphone dobrável, mas isso realmente não aconteceu graças ao lançamento do Galaxy Fold da Samsung com várias falhas de design que resultaram em um relançamento atrasado e no lançamento apenas na China do Mate X da Huawei.

A pergunta que fica é, a Motorola acelerou o lançamento do Moto Razr para chegar na frente do Galaxy Z Flip da Samsung, que deve ser lançado dia 11 de fevereiro?

Qualquer que seja o motivo do ruído na dobradiça do Moto Razr parece difícil de abrir e fechar com uma mão, como costumávamos fazer com os telefones flip originais do passado.

Agora é esperar para ver o que a Motorola irá comentar sobre esses problemas detectados e se haverá um novo adiamento no despacho das unidades compradas na pré-venda.