Confirmado para ser apresentado juntamente com a nova linha Galaxy S20, o Samsung Galaxy Z Flip, próximo smartphone dobrável da gigante sul-coreana Samsung, apareceu na internet e junto trouxe todos os dados que precisamos saber antes do lançamento oficial.

Assim como o Galaxy Fold, o Galaxy Z Flip é um smartphone diferenciado, contudo traz uma proposta diferente da do Galaxy Fold. Enquanto o Fold é um smartphone que se transforma em um tablet quando aberto, o Galaxy Z Flip é um smartphone que se dobra, ficando muito menor do que um smartphone convencional.

Semelhante ao Motorola Razr 2019. Seu design pode ser considerado retrô, uma vez que nos remete a décadas atrás quando utilizávamos smartphones "flip", que para serem utilizados deviam ser abertos.

O Galaxy Z Flip possui uma tela flexível vertical que pode ser dobrada horizontalmente no meio. Seu tamanho é de 6,7 polegadas de altura e é chamada de tela Infinity Flex. A "tampa" pode ser aberta livremente graças à dobradiça em um ângulo entre 70 e 110 graus.

Seu formato é de 22:9 e possui uma resolução de ​​2636x1080 pixels (FullHD+). Como os smartphones Galaxy S20, o Galaxy Z Flip apresenta um design "Infinity-O", no qual a câmera frontal está localizada na parte central do smartphone abaixo da borda superior da tela.

Entre outras coisas, a tela suporta HDR10+ e possui um revestimento chamado "Ultra Thin Glass", que deve fornecer uma proteção significativamente melhor do que a película existente no Galaxy Fold.

Um recurso especial que a Samsung implementou no Galax Z Flip SM-F700 é a presença de um monitor externo menor, na parte traseira do smartphone com Gorilla Glass 6. Essa tela super AMOLED possui 1,06 polegadas com resolução de 300x116 pixels, com recurso always on, usado para exibir a hora e diversas notificações.

Diferente do Motorola Razr, a Samsung está trazendo um processador bastante potente, o Qualcomm Snapdragon 855+, 8GB de memória RAM e ​​256GB de armazenamento interno, que o usuário não poderá expandir. Contudo, a escolha deste processador indica que o Galaxy Z Flip não terá suporte a 5G, pelo menos por enquanto.

O conjunto de câmeras é duplo, cada câmera conta com 12 megapixels, uma grande angular com abertura f/1.8 e outra super grande angular com um campo de visão de 123 graus e abertura f/2.2.

A câmera frontal do novo smartphone premium dobrável da Samsung, que é acomodada no orifício da tela flexível, possui uma resolução de 10 megapixels e uma abertura f/2.0. Uma característica especial é que a câmera frontal também possui um foco automático.

Para o Samsung Galaxy Z Flip, a empresa usará uma bateria com duas partes, com capacidade total de 3300 mAh e, portanto, se aproxima do que foi oferecido, por exemplo, no Galaxy S10e.

É provável que a autonomia do novo dobrável acabe com isso sendo a mesma que o pequeno notável S10e. Seu suporte a carregamento rápido é de até 15 watts pela porta USB Tipo C, enquanto o carregamento sem fio suporta até 9 watts.

O Galaxy Z Flip pesa 183 gramas e tem um leitor de impressões digitais na lateral do smartphone. Quando aberto, o dispositivo tem 7,2 milímetros de espessura - se você fechá-lo, o dispositivo tem 15,3 ou 17,3 milímetros de altura.

O Galaxy Z Flip chegará com Android 10 e One UI 2.0. O Galaxy Z Flip estará disponível na Europa a partir de 14 de fevereiro de 2020 e seu preço será de cerca de 1.500 euros.