Recentemente, o Google anunciou que a edição 2020 do seu evento voltado para desenvolvedores, o Google I/O, acontecerá entre os dias 12 e 14 de maio. Naquela ocasião, a empresa deve revelar detalhes à respeito do Android 11, e se seguir a mesma estratégia do ano passado, lançar o Pixel 4a e 4a XL.

Até o momento, não há muitas informações sobre as especificações desses modelos, mas o pessoal do XDA Developers conseguiu compartilhar algo interessante sobre os próximos smartphones acessíveis do Google. Dados encontrados no APK do Google Câmera revelaram que esses dispositivos terão suporte ao 5G.

Analisando detalhadamente o código do aplicativo, os desenvolvedores encontraram diversas referências a três modelos do Pixel 4a, que trazem o codinome "sunfish", "redfin" e "bramble". Embora não tenha sido confirmado, tudo indica que o Google deve lançar duas versões do Pixel 4a e uma do Pixel 4a XL.

Alegadamente, o modelo padrão do Pixel 4a terá o processador Snapdragon 730G, que não suporta a tecnologia 5G. No entanto, haverá outros dois modelos com Snapdragon 765G, que foi o primeiro chipset intermediário da Qualcomm a trazer modem 5G integrado.

Sendo assim, parece que o Google deve apresentar três smartphones durante o Google I/O 2020: Pixel 4a (4G), Pixel 4a 5G e Pixel 4a XL 5G. Levando em consideração que o evento será realizado apenas em maio, certamente teremos mais detalhes à respeito da linha Pixel 4a, como suas especificações e principais recursos. Quanto ao design, ele pode ter sido revelado em dezembro.