Todos esperam que os smartphones lançados em 2020, tragam as mais novas tecnologias de mercado, afinal a cada ano, novos componentes são lançados, melhorando assim, a autonomia de bateria, as telas, dobráveis ou não, a velocidade de acesso à dados e, claro, as câmeras dos smartphones.

O rumor mais recente aponta para o próximo lançamento da Huawei, o P40 Pro, sabemos que a empresa, tem por tradição lançar sua linha P no início do ano e a linha Mate após o segundo semestre iniciar.

E pode ser já no início do ano, com o P40 Pro, que a Huawei apresente a melhor câmera de zoom já lançada em um smartphone, podendo chegar a marca de 10x de zoom ótico, de acordo com uma nota de pesquisa do analista de tecnologia Ming-Chi Kuo.

Se isso se confirmar o smartphone será o primeiro a atingir esse nível de zoom ótico, o que preserva a qualidade da imagem e, ainda, apliará o range para o zoom híbrido já existente atualmente no mercado.

Muitos smartphones em 2019 foram lançados com sensor telefoto, responsável pelo zoom ótico de até 5 vezes. Mas entenda, como citei acima, temos no mercado alguns smartphones, inclusive o Huawei P30 Pro que entrega zoom híbrido de 50x.

Mas a qualidade do zoom híbrido/digital, não se compara a eficácia do zoom ótico. Então teremos definitivamente um ano novo, como muitas surpresas no quesito câmeras.

Segundo o analista de tecnologia Ming-Chi Kuo, existem outros smartphones que trarão aprimoramentos em suas câmeras, vide rumores a respeito do Galaxy S11 e seu possível sensor ISOCell Bright HMX de 108 megapixels, esse sensor já está presente no Xiaomi Mi Note 10 (CC9 Pro) mas a Samsung já se manifestou dizendo que os sensores presentes em seus próximos smartphones terão aprimoramentos em relação ao HMX.

Logo a briga será acirrada pela entrega do melhor conjunto de sensores para câmeras em 2020. É esperar para ver. Eu não vejo a hora!