Hoje mais cedo, informações apontavam uma pausa na lista de lançamentos de smartphones da Xiaomi / Redmi. O gerente geral da Redmi, Lu Weibing, comentou em um post no Weibo, que o dispositivo em questão, o Redmi K30 não chegaria este ano.

Contudo, uma nova informação chegou através da própria Xiaomi em sua Conferência de Desenvolvedores, que começou hoje na China.

Lei Jun revelou que o Redmi K30 será oficialmente apresentado em dezembro, quando suas especificações serão conhecidas. A informação veio em meio a comentários sobre o 5G, confirmando que o Redmi K30 chegará com conectividade 5G ou que uma de suas variantes tragam a tecnologia.

Entretanto, a apresentação oficial não indica que o dispositivo em seguida já ficará disponível. Muitas empresas fazem isso com seus topo de linha, apresentam seus dispositivos para não perder a chance de apresentar novidades antes de todos e o lançam comercialmente algum tempo depois.

Esse pode ser o Redmi K30 - Saberemos mais em dezembro
Esse pode ser o Redmi K30 - Saberemos mais em dezembro

Embora os detalhes das especificações ou a data de lançamento específica não tenham sido realmente reveladas, sabemos que o Redmi K30 será lançado como o primeiro smartphone 5G da submarca com suporte a modo duplo de 5G.

Ainda não tivemos vazamentos concretos sobre o dispositivo, no entanto, já tivemos acesso a uma imagem da parte da frente do dispositivo, que revela um design semelhante ao do Galaxy S10 Plus, com um espaço cortado da tela abrigando dois sensores.

Redmi K30 - Parte frontal mostra recorte semelhante ao do Galaxy S10 Plus
Na renderização compartilhada pelo gerente geral da Redmi, Lu Weibing, o Redmi K30 é visto com um orifício duplo em forma de pílula para uma configuração de câmera frontal dupla semelhante ao do Galaxy S10 Plus

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, também nos deu uma boa idéia do quanto o Redmi K30 custará quando chegar ao mercado. O CEO disse que todos os smartphones da Xiaomi lançados no primeiro semestre de 2020 por US$285 ou mais oferecerão conectividade 5G . Logo podemos definir uma base inicial de preço para o smartphone e os próximos lançamentos que vierem com conectividade 5G.

Alguns relatórios sugerem que o dispositivo será equipado com o chipset Snapdragon série 7xx, enquanto também há especulações crescentes de que a marca pode optar pelo SoC 5G da MediaTek. Também é esperado que uma versão do Redmi K30 Pro seja lançada ao lado do K30, talvez com mais RAM, espaço de armazenamento e também um processador snapdragon da série 800.

Tomando como base as novas tecnologias que estão trazendo baterias cada vez maiores para smartphones com tamanho padrão no mercado móvel, a corrida parece ser pelo melhor conjunto de câmeras e a Xiaomi tem se destacado positivamente neste quesito.