O smartphone de duas telas da Microsoft é no mínimo intrigante. Muita gente se pergunta sobre as escolhas para esse dispositivo. Enquanto A Huawei lança o dobrável Mate X, A Samsung tem o Galaxy Fold, por que então a Microsoft opta por um celular com duas telas ao invés de uma única dobrável? Tampouco se viu uma câmera presente no smartphone, apenas uma câmera frontal.

A única câmera presente no protótipo apresentado pela empresa em outubro revela apenas uma câmera no topo de uma das telas. Porém, ela poderia facilmente se tornar uma câmera traseira pela dobra das telas, mas seria um smartphone muito inferior em configurações de câmera do que qualquer outro da competição.

Sobre o assunto, o responsável por todos os dispositivos no mercado da Microsoft, Panos Panay, respondeu perguntas de jornalistas durante uma visita na Alemanha. Primeiro, ele disse que a Microsoft estava ciente que a câmera era uma característica muito importante para os consumidores, e adicionou que "é claro que estamos trabalhando em uma câmera de classe mundial".

Bom, para isso a empresa terá que modificar o design do dispositivo, especialmente sua finura será afetada. Mas a Microsoft está competindo com gigantes que oferecem câmeras sensacionais para dispositivos móveis mesmo nas gamas médias de smartphones. Lembrando ainda que o Surface Duo não chegará a baixos preços e tampouco para competir com gamas que não as mais altas.

De qualquer maneira, a Microsoft terá que resolver esse principal problema se quiser conquistar um público consumidor cada dia mais exigente e que cobra qualidade de imagem. Segundo informações ainda ditas em Berlim, o Surface Duo ainda poderia ter capacidade para 5G. Pouco se sabe sobre o smartphone até então, mas seu lançamento será para a segunda metade de 2020.